Em mais um episódio de entrevista, o Arquicast conversa com o fundador do escritório Sotero Arquitetos, o arquiteto Adriano Mascarenhas, formado na Universidade Federal da Bahia com trabalhos bastante diversificados em escala e programas. Com sua sede às margens da Baía de Todos os Santos, a equipe adota uma postura investigativa na sua prática projetual, e vem conquistando diversos prêmios nacionais, com publicações das suas obras no Brasil e no exterior.
Adriano conta que sua trajetória sempre foi marcada por rupturas, em busca de uma rotina de trabalho onde pudesse expressar suas ideias e visão de mundo. Por ser um escritório fora do eixo Rio/São Paulo, mas baseado em um importante núcleo cultural do nordeste brasileiro, são muitas as influências da arquitetura de Salvador, Bahia. Como o próprio arquiteto cita, não há como escapar das influências como por exemplo o Solar do Unhão.
As influências regionais acabam também por permanecer mesmo quando executam trabalhos em outros estados, como São Paulo, onde também há uma sede do escritório. No entanto, Adriano reafirma que a materialidade e a preocupação por soluções eficientes, em sinergia com as possibilidades técnicas são as verdadeiras condutoras do trabalho, como podemos observar em obras como a Casa do Bomba e a Requalificação Urbana da Praça Marechal Deodoro.
A conversa flui, durante o episódio, para discutir o papel da arquitetura na sociedade e de como nossa profissão pode contribuir para a representação da sociedade no espaço. Passando por alguns projetos, Adriano ressalta como a maturidade se reflete nas soluções técnicas e nos materiais, refletida também na postura de projeto, sobretudo quando se trata de obras públicas que possuem um grande alcance social.
Se você quiser acompanhar essa conversa em um formato diferente, o episódio também está disponível no YouTube, com a presença em vídeo do entrevistado e da equipe do Arquicast, além das ilustrações das obras que estão sendo comentadas na discussão. Acesse aqui o link para o episódio nessa versão alternativa e conheça um pouco mais das personagens que ajudam a construir, no agora, a história da arquitetura brasileira.