-
Arquitetos: a2o architecten
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Kreon, Master Meubel, Tribu, Vola, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Be é essencialmente a experiência de viver entre a natureza. Uma estrutura ritmada em concreto, madeira e tijolo contrasta com a sublime paisagem restaurada. À semelhança do motivo romântico das artes do século XIX, procurou-se criar uma tensão sensível entre uma paisagem natural e a presença humana.
A estrutura da casa é de concreto aparente, fechada com tábuas de madeira. As proporções de agregados, cimento, areia, água e aditivos foram cuidadosamente compostas, pesadas e testadas. O resultado é um esqueleto de concreto com aparência ao mesmo tempo áspera e macia. A estrutura é preenchida com grandes planos de vidro e alvenaria.
Os tijolos foram feitos sob medida em um forno autêntico de olaria. As fachadas parecem naturais e diferenciadas. O tom cinza claro dos tijolos combina com a estrutura de concreto. As aberturas das janelas são emolduradas por perfis esguios e oferecem vistas impressionantes da paisagem. Os telhados estão cobertos de flores e plantas herbáceas. O jardim se estende até a estrutura do edifício.
A casa desenvolve-se em três níveis: subsolo, térreo e primeiro andar. A organização dos espaços é concebida como um tronco central com ramificações. O tronco brota da zona de entrada com um pátio, que forma uma transição suave entre o público e o privado. Dentro da casa, o tronco do percurso passa pela cozinha e sala de estar para a sala do jardim. O percurso para os escritórios e para o hall do outro andar desvia-se do eixo central, separando assim a vida privada.
Ao caminhar ao longo do eixo central, a visão da paisagem se abre gradualmente, culminando na sala do jardim, que foi mobiliada como um "Wunderkammer" contemporâneo. Pense nisso como um gabinete de arte como aqueles que podem ser encontrados nas antigas mansões de dignitários e livres-pensadores, onde os mais extraordinários objetos de arte e natureza foram reunidos e exibidos. O interior é composto por vários elementos arquitetônicos e objetos pessoais, uma mesa de madeira maciça, uma lareira flutuante de concreto, uma obra de arte em latão e plantas tropicais. Ao lado da sala do jardim, foi implantado um pequeno jardim ornamental com flores e roseiras florescem durante os meses de verão.
O acabamento interior da casa consiste em materiais naturais, como carvalho, calcário e tapeçaria. Os materiais foram aplicados de forma grosseira, mas refinada. A marcenaria de carvalho e os pisos de pedra natural são escovados e conferem um tato especial. Cada cômodo é mobiliado com móveis, objetos e iluminação adequados, além de plantas em pé e suspensas para que o verde também seja trazido para dentro da casa. Os residentes podem viver o seu dia-a-dia em busca da natureza ou do retiro e sabem que estão protegidos pelas suas casas.