Balkrishna Vithaldas Doshi, arquiteto, urbanista, educador, vencedor do Prêmio Pritzker 2018 e da Medalha de Ouro RIBA 2022, faleceu hoje aos 95 anos, em Ahmedabad, Índia. A informação foi divulgada pela mídia indiana e pelo Architectural Digest India em sua página no Instagram. Um dos mais prestigiados arquitetos indianos, Doshi ajudou a moldar a arquitetura do país e regiões adjacentes, tendo como inspiração as obras de Le Corbusier e Louis Khan, "combinando modernismo pioneiro com o vernacular”. Conhecido especialmente por seus projetos de planejamento urbano e habitação social, e também por seu trabalho acadêmico como professor visitante em várias universidades do mundo, Balkrishna Doshi projetou, ao longo de seus 70 anos de carreira, alguns dos edifícios mais emblemáticos da Índia.
Considerado por muitos como o maior arquiteto da Índia, Doshi desenvolveu uma filosofia e expressão arquitetônicas distintas, informadas tanto pelos valores modernistas quanto pelas tradições locais. Tendo sido o primeiro arquiteto indiano a receber o Prêmio Pritzker, em 2018, o trabalho de Doshi mostra uma profunda apreciação pelas tradições da arquitetura, clima, cultura local e artesanato da Índia, comentou o Comitê de Honras do RIBA de 2022. Seu trabalho abrange uma variedade de programas e escalas, incluindo edifícios administrativos e culturais, instalações educacionais, conjuntos habitacionais e edifícios residenciais. Dentre esses projetos, destacam-se o Campus Escolar Shreyas, aEscola de Arquitetura de Ahmedabad, o Instituto Indiano de Administração em Bangalore, Habitação Social de Aranya, que recebeu o Prêmio Aga Khan de Arquitetura, o Instituto Nacional de Tecnologia da Moda em Delhi, o Centro de Planejamento Ambiental e Tecnologia, o Memorial Tagore Memorial, o Instituto de Indologia e Premabhai Hall, e a residência particular Kamala House.
Nascido em 1927 em Pune, na Índia, Doshi estudou arquitetura na J J School of Architecture, em Bombaim. Entre 1951 e 1954, trabalhou com Le Corbusier em Paris como designer sênior e depois por mais quatro anos na Índia, supervisionando projetos em Ahmedabad. Colaborou ao longo de uma década com Louis Kahn, começando com o Indian Institute of Management, Ahmedabad. Em 1956, Doshi fundou seu escritório, Vastushilpa, juntamente com outros dois arquitetos.
Em homenagem ao arquiteto, Martha Thorne, ex-diretora executiva do Prêmio Pritzker de Arquitetura, escreveu em sua página no Facebook: "Balkrishna Doshi é claramente uma figura única no panorama da arquitetura do século XX. Ele foi um arquiteto que influenciou muitas pessoas em diferentes formas: desde as suas obras, escritos, ensinamentos, como mentor e modelo exemplar. Trabalhou em diferentes escalas, do urbanismo aos edifícios. A incorporação de artesanato tradicional adaptado a novos espaços e usos é apenas um exemplo da completude de Doshi em sua abordagem à arquitetura."
Reveja a seguir algumas obras de Doshi.