O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo anunciou os três projetos selecionados na primeira fase do concurso nacional para reforma do edifício-sede do CAU/SP, além das menções honrosas e destaques. O concurso contou com 49 inscrições de escritórios de diversas regiões do Brasil e, ao todo, recebeu 29 propostas de projetos.
Os três finalistas são os escritórios messina | rivas, Kipnis Arquitetos Associados e H+F Arquitetos, todos da cidade de São Paulo. Na ocasião o CAU/SP também revelou os escritórios premiados com menção honrosa: MLD Arquitetura, eAm _ estúdio de Arquitetura mutável, Mira Arquitetos e Spadoni e Andrade Arquitetos Associados.
Os projetos que ganharam destaque do júri foram as propostas desenvolvidas pelo Metro Arquitetos Associados e pela + K Arquitetos.
Agora, as três equipes selecionadas seguirão para a fase Estudos Preliminares Complementação, quando, então, serão submetidas a julgamento complementar pela Comissão Julgadora e serão classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. A divulgação final está marcada para o dia 4 de abril de 2023.
Premiação
O primeiro lugar do concurso receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil e terá assegurada sua contratação para o desenvolvimento do projeto. O segundo e o terceiro colocado também recebem a premiação no valor de R$ 40 mil. O concurso ainda contou com menções honrosas e destaques.
O concurso realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de diversas regiões. Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso busca oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.
Veja todas as propostas premiadas.
Fonte: CAU/SP.