A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou na noite de ontem os vencedores do Prêmio APCA 2022. A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. Após dois anos sendo realizado em formato virtual, o encontro entre os jurados de cada categoria para debater as indicações foi feito presencialmente.
A partir da edição de 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, que este ano concederam cinco prêmios — melhor obra de arquitetura; homenagem pelo conjunto da obra; investigação tecnológica; revelação; e urbanidade. Entre as edições de 2011 e 2019 o prêmio entregou sempre sete categorias, no entanto, após à pandemia de coronavírus o número de premiados sofreu alteração.
O júri da categoria Arquitetura da APCA foi composto por Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Monica Junqueira de Camargo, Renato Anelli.