O British Council anunciou Jayden Ali, Joseph Henry, Meneesha Kellay e Sumitra Upham como a equipe curatorial que representará a Grã-Bretanha na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. A equipe transformará o Pavilhão Britânico em espaços comemorativos que "adotam métodos e processos de construção coletiva que evitam a exploração das pessoas e do planeta". A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura será realizada de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
Após a convocação da exposição, os membros do British Council estavam ansiosos por propostas que abordassem diretamente os desafios globais mais urgentes e que demonstrassem como a arquitetura pode responder proativamente. A proposta da equipe selecionada, cujo título ainda não foi anunciado, irá explorar a cultura material não extrativista, mostrando como o artesanato diaspórico pode proporcionar um futuro mais sustentável para a arquitetura britânica, com foco nos princípios de cuidado e equidade sobre a extração e exploração.
Nossa exposição irá explorar a arquitetura da diáspora através de uma lente pré-colonial, celebrando o espectro de filosofias arquitetônicas, criando práticas e conhecimento material dentro dessas comunidades. Colocando-a em primeiro plano em um momento de crescente polarização social e degradação ecológica, pretendemos amplificar vozes e perspectivas que foram anteriormente negligenciadas na arquitetura britânica. Nosso pavilhão abordará novamente o cânone arquitetônico por meio de uma alegre celebração do pluralismo. -- Equipe Curatorial
Jayden Ali é sócio-fundador fundador do escritório interdisciplinar JA Projects e professor da Central Saint Martins. Joseph Henry é designer e urbanista, co-fundador da plataforma Sound Advice e trabalha como parte da equipe de Cultura e Indústrias Criativas da Greater London Authority. Meneesha Kellay é curadora do Programa Contemporâneo do Victoria and Albert Museum (V&A). Sumitra Upham é curadora e escritora, atualmente chefe de programas públicos do Conselho de Artesanato.
A participação do Reino Unido na Bienal de Veneza de 2023 é selecionada por um conselho com os principais profissionais de arquitetura de todo o Reino Unido. O conselho é presidido por Sevra Davis, diretora de moda e design de arquitetura do British Council e comissária do Pavilhão Britânico, juntamente com Simon Allford, presidente do RIBA; Gus Casely-Hayford, diretor V&A Leste; Carole-Anne Davies, diretora executiva, Comissão de Design do País de Gales; Anab Jain, co-fundadora e diretora da Superflux; Chithra Marsh, diretora Buttress Architects; Dra. Agustina Martire, professora de arquitetura, Queen's University Belfast; Vanessa Norwood, diretora criativa, Building Center; e Dr. Neal Shasore, diretor escolar e diretor executivo da London School of Architecture.