O site oficial do Prêmio Pritzker publicou que o vencedor de 2024 será anunciado no dia 5 de março às 9h (EST). Concedido anualmente desde 1979 a um arquiteto ou arquitetos vivos com realizações significativas para a humanidade e o ambiente construído, o Prêmio Pritzker de Arquitetura é considerado "a maior honraria da profissão".
Criado pela família Pritzker, de Chicago, através da Hyatt Foundation, o prêmio tem como objetivo "homenagear um arquiteto ou arquitetos vivos cuja obra construída demonstre uma combinação de qualidades como talento, visão e comprometimento, que tenha produzido contribuições consistentes e significativas à humanidade e ao ambiente construído através da arte da arquitetura".
O vencedor recebe um prêmio de US$ 100.000, um certificado e, desde 1987, um medalhão de bronze baseado em desenhos de Louis Sullivan, com o nome do prêmio de um lado e a tríade vitruviana firmness, commodity, delight [versão em inglês de firmitas, utilitas, venustas] do outro.
Entre os vencedores de edições anteriores do Prêmio Pritzker estão Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (SANAA), Norman Foster, Peter Zumthor, Alejandro Aravena, Balkrishna Doshi, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, Lacaton & Vassal, Francis Kéré e Sir David Chipperfield em 2023.
O júri de 2024 é composto por:
- Manuela Lucá-Dazio, Diretor Executivo
- Alejandro Aravena (Presidente), vencedor do Prêmio Pritzker de 2016
- Barry Bergdoll, curador, autor e professor de História da Arte e Arqueologia na Universidade de Columbia.
- Deborah Berke, arquiteta e reitora da Yale School of Architecture
- Stephen Breyer, Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos
- André Aranha Corrêa do Lago, crítico de arquitetura, curador e embaixador do Brasil na Índia.
- Kazuyo Sejima, arquiteta, educadora e vencedora do Prêmio Pritzker de 2010.
- Wang Shu, arquiteto, educador e vencedor do Prêmio Pritzker de 2012
Acompanhe a cobertura do Prêmio Pritzker 2024 pelo ArchDaily.