O escritório português MASSLAB, em colaboração com o AFRY Ark Studio, venceu a Train Factory Mixed-Use Competition, um concurso internacional em duas etapas que teve como principal objectivo criar um novo marco para a cidade de Helsinque, na Finlândia. A proposta foi selecionada entre cinco consórcios de arquitetura reconhecidos mundialmente.
O concurso foi organizado pelo The Train Factory Group e pela Câmara Municipal de Helsinque, sendo escolhida a proposta A roof for Helsinki para o antigo edifício do trem elétrico que será transformado num edifício de 45.000 m2 de escritórios, comércio e um hotel, reimaginado como parte do núcleo social, comercial e cultural do património histórico.
O programa surge como incentivo para renovar a área através de uma remodelação urbana abrangente, onde o edifício anexo à oficina dos anos 70 se tornaria parte integrante da vida cotidiana dos habitantes da área. A proposta vencedora busca este pertencimento através de um desenho que parte das necessidades da população, não se impondo apenas como um edifício, mas sim como um sistema de usos, ações e hábitos. Todo o programa comercial está organizado em torno de um uma cobertura orgânica abobadada que convida o visitante a entrar no edifício e percorrê-lo. Em cima da plataforma verde criada é possível ter vistas de Helsinque e disfrutar de uma pequena floresta no centro da cidade.
Todo o processo foi permeado pela noção de que só através do diálogo, as estratégias e soluções finais são alcançadas. Durante o desenvolvimento da proposta, o envolvimento da entidade promotora, das autoridades públicas e sobretudo das pessoas que habitam a região foram um recurso constante e de valor inestimável.
A morfologia não convencional permitiu o desenho de um edifício rentável, adequado a necessidades em constante mudança, para materializar uma proposta complexa. A madeira ao nível do solo, parte do ethos finlandês, convida a uma vivência dinâmica de vida urbana. O tijolo estabelece um diálogo contínuo com as edificações do entorno. Já a cobertura em vidro dissolve o edifício na paisagem de Helsinque. A combinação dos materiais torna-se simultaneamente evidente e irreverente. Uma área bastante fechada pode, na verdade, tornar-se um novo núcleo para a renovação e reinvenção de uma malha urbana consolidada.
Reorganizar a área como um novo núcleo financeiro e cultural, permite construir e valorizar o patrimônio da área, que alberga edifícios históricos relevantes e espaços públicos de elevado interesse urbano. A partir de uma estratégia de projeto baseada numa mistura entre tradição e soluções atuais, o objetivo é dar um exemplo que seja capaz de contribuir para as ambições de sustentabilidade do município e que beneficie todos na cidade.
Entre as equipes concorrentes do concurso estavam Cobe + Schauman & Nordgren Architects, Architects Lahdelma & Mahlamäki, Architects Rudanko + Kankkunen, e Tommila Architects & Kaleidoscope Architectural & Urban Design.
Ficha técnica
- Localização: Pasila, Helsinque, Finlândia
- Cliente: Train Factory Group
- Área: 45.000 m2
- Tipo: Concurso por convite
- Programa: Uso misto + Desenho urbano
- Arquitetura: MASSLAB
- Colaboração: AFRY Ark Studio (arquitetura & engenharia)
Via MASSLAB