-
Arquitetos: BOT architektuurcollectief
- Área: 320 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Dennis Brebels
-
Fabricantes: Doka, HERAKLITH, Metsawood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa área escolar no centro da aldeia flamenga de Boekt, estão sendo construídas quatro novas salas de aula para complementar a creche existente. O novo edifício maciço e compacto em concreto aparente é disposto perpendicularmente à creche e coloca a escola em relação com o espaço público. Para ligar os dois edifícios, um dossel circular de concreto é colocado no centro.
O núcleo é utilizado como área de armazenamento exterior, em torno da qual as crianças podem brincar, andar e andar de bicicleta sem parar. Dependendo do tempo, o dossel serve como um grande guarda-chuva ou guarda-sol. Ao permitir que a cobertura fique em um balanço de seis metros, há uma espécie de flerte com a gravidade. As aberturas criadas pelo conjunto do edifício e o dossel encorajam a descoberta, estão ao alcance das crianças e proporcionam um local de encontro claro para a escola e a aldeia.
A nova creche é concebida como uma concatenação inteligente de dois pares de salas de aula, uma grande e uma pequena, que estão ligadas entre si. Todas as salas estão ligadas de forma enfileirada para permitir a utilização conjunta das salas e encorajar a interação entre as turmas e os professores. As salas técnicas e sanitários são colocados entre os dois pares de turmas.
Cada sala de aula desfruta de vistas que permitem a absorção da luz do dia e integração à vegetação externa de formas especiais através da estrutura da cobertura. Os dois materiais utilizados, madeira e concreto, foram usados em sua essência. A estrutura de apoio foi concebida como uma estrutura inteligente de salas de aula abertas que podem ser utilizadas genericamente a longo prazo.