Conhecida por suas impressionantes construções, Dubai pode adicionar à sua lista de projetos uma ciclovia de 93 quilômetros que envolveria toda a cidade. Projetada pelo estúdio de arquitetura Urb, a mega estrutura seria uma via coberta destinada exclusivamente para ciclistas e pedestres, com o objetivo de incentivar os três milhões de habitantes de Dubai a trocar os carros por meios de transporte mais sustentáveis e saudáveis.
Os idealizadores esperam que o ciclismo e a caminhada se tornem o principal meio de transporte para deslocamentos diários para mais de 80% dos residentes de Dubai até 2040. Batizada de The Loop, a ciclovia seria coberta por uma estrutura de vidro e metal, climatizada para que pudesse ser usada mesmo em temperaturas extremas.
Segundo o diretor executivo da Urb, Baharash Bagherian, The Loop pode tornar Dubai a cidade mais conectada do mundo para deslocamentos a pé ou de bicicleta. Além de funcionar como uma via de transporte, a estrutura teria plantas e água para tornar a caminhada ou a pedalada um passeio agradável em meio ao verde em pleno deserto. O piso contaria com uma tecnologia que gera energia elétrica quando pressionado, garantindo energia para alimentar o projeto.
O projeto está conectado ao conceito da "cidade de 20 minutos", onde os moradores podem acessar diferentes bairros em 20 minutos a pé ou de bicicleta. O trajeto proposto conectaria instalações de lazer e bem-estar, como academias, hotéis e quadras esportivas, assim como parques e loteamentos de bairro. Além disso, incluiria fazendas verticais para o cultivo de alimentos e seria um espaço para a prática de esportes recreativos e promoção da vida em comunidade.
Além de ser um espaço público multifuncional, The Loop ajudaria a conectar partes da cidade que não têm acesso direto por meio de ruas ou rodovias. A infraestrutura existente em Dubai é projetada principalmente para o uso de automóveis, portanto, trocar carros por bicicletas em uma cidade planejada para veículos é uma mudança radical no planejamento urbano e na infraestrutura necessária para permitir essa mudança.
A proposta, que está em fase de pesquisa e desenvolvimento, também inclui vários equipamentos e recursos de sustentabilidade que definirão o futuro da mobilidade urbana em Dubai. "The Loop pode tornar Dubai a cidade mais conectada do mundo a pé ou de bicicleta", disse Bagherian. Enquanto as cidades correm para atualizar sua infraestrutura para modos de transporte mais sustentáveis, o projeto em Dubai quer criar uma nova referência para a infraestrutura de ciclismo e caminhada.
Fonte: CicloVivo.