-
Arquitetos: Bakermat atelier voor architectuur
- Ano: 2019
-
Fotografias:Michiel Vergauwe
-
Fabricantes: Meteon Trespa, Profel, Winckelmans
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavimento térreo desta típica casa flamenga é composto por um hall de entrada e garagem com uma divisão contígua mobilada como o ateliê da cliente. A casa possuía uma extensão típica que abrigava a cozinha, banheiro e lavabo. O estado degradado desta extensão apertada tornou-se um forte argumento para sua demolição. Em vez disso, uma nova ampliação em toda a largura do volume principal oferece espaço para uma sala de jantar e cozinha. Os moradores artísticos desejavam um projeto gráfico forte para a expansão. O sonho era que a ampliação fosse um reflexo da sua personalidade: colorida, gráfica, dinâmica, e ousada.
A fim de substituir o portão seccionado na fachada frontal, uma grande janela com um banco voltado para a rua foi projetada como um gesto convidativo aos vizinhos e transeuntes. Este elemento exprime o desejo dos moradores de se conectarem ao entorno, exibindo o seu trabalho e provocando uma interação. O banco de madeira tornou-se um ponto de encontro para os habitantes locais baterem um papo e tomarem um café juntos.
A nova extensão está conectada através de uma nova abertura na fachada posterior do edifício principal. O ateliê do artista tornou-se uma área de descanso em um espaço aberto, com uma nova cozinha e sala de jantar. O layout da circulação foi otimizado com a adição de um banheiro e um depósito compacto que também é o acesso ao porão.
A extensão estende-se por toda a largura do lote. As grandes janelas desenham à luz do dia e conectam o jardim à casa. A fachada resulta em uma afirmação gráfica atípica ao combinar o acabamento metálico dourado das janelas com o padrão irregular dos painéis, em uma cor off-white e vermelho-bordô. Ao adicionar um padrão gráfico contínuo de azulejos no piso do térreo, a história é reforçada visualmente.
As formas triangulares são derivadas do contexto do lote. Ao incorporar a madeira em uma estrutura de aço, o volume da extensão foi construído. A forma foi estabelecida pela extensão do pé-direito duplo de um lado e um pequeno muro no jardim do outro lado. A diferença de altura funcionou para criar um nível de mezanino acessível a partir do hall, mas muito bem conectado à cozinha do térreo e à sala de jantar.
O telhado da ampliação possui duas grandes claraboias que iluminam a casa com luz natural. Ao prolongar a cobertura como um pequeno beiral, o jardim torna-se mais acessível e ligado à casa, enquanto proporciona sombra e abrigo.