-
Arquitetos: Marco Maio Architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Brokis, Tribu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa encosta rochosa sobre o rio Vltava, o castelo classicista Jabloňka estende-se sobre Praga. Sob o castelo, vinhedos em socalcos com vistas pitorescas da metrópole configuram a característica dominante da parte norte da cidade.
Praga já foi chamada de "cidade do vinho", quando a bacia do rio Vltava ainda tinha longos cinturões de vinhedos na idade de ouro do reinado de Carlos IV. A colina de Černý Kopec (hoje Jabloňka) não foi exceção. Após a influência da Guerra dos Trinta Anos, os vinhedos de Praga permaneceram incultos e desertos. Como resultado, Černý Kopec foi coberto com macieiras, de onde provém o nome Jabloňka. No século XVIII, um castelo em estilo classicista foi construído no topo da colina Jabloňka, que oferecia vistas espetaculares do rio Vltava. O classicismo em sua atitude estética dependia de princípios baseados na antiguidade Clássica. Com a sua ênfase na forma, simplicidade, proporção e perfeição despertou uma memória romantizada das culturas mediterrânicas da Grécia e Roma antigas.
Durante os séculos seguintes, a área sob Jabloňka mudou radicalmente. Em 1830 foi introduzida a Ferrovia do Norte, o que levou a uma expansão drástica da cidade. As vistas outrora românticas sobre as vinhas desapareceram e foram lentamente substituídas por vistas sobre a crescente metrópole. No final dos anos 2000, a área viu outra modificação radical - a construção do complexo de túneis Blanka, que ironicamente agravou o congestionamento do tráfego, ruído e poluição de CO₂ na área de Troja.
Uma vez romântico, o castelo se tornou o centro das ruidosas estradas e das rápidas mudanças. Mais ou menos na mesma época, Jabloňka tornou-se uma propriedade privada. Curiosos do seu passado, os proprietários decidiram continuar o legado histórico do local e restaurar as suas vinhas nos terrenos adjacentes. Em 2013 plantaram as primeiras mudas do vinho Jabloňka, oferecendo apenas 3 variedades em edições limitadas, nomeadamente Ryýnský Ryzlink, Ryýnský Ryzlink Červený e Tramín Červený. Ao limpar o antigo jardim, foram descobertos os terraços de pedra, que ditaram a criação de um pátio para degustação de vinhos.
Guiado pela história, o objetivo era trazer de volta a antiguidade romântica dos jardins dos vinhedos. Impulsionados pelas suas raízes do sul da Europa, os arquitetos propuseram a criação de um pátio idílico, que permitisse aos seus usuários perder a relação com a capital boêmia.
Esquecida no socalco da vinha, foi descoberta uma ruína de pedra com um espaço curvo. Uma vez que a ruína se integrou sutilmente na paisagem, tornou-se a base da intervenção. O genius loci sugeriu o movimento da Espiral de Fibonacci que estava perfeitamente alinhado com a ruína existente. Ao realçar as paredes da espiral, delineou-se um oásis de silêncio único, como resposta aos problemas da poluição sonora. Um espaço simples, fechado a partir da cidade, cria um ambiente que orienta olhar de seus usuários de volta para o castelo e para a encosta das fileiras de vinhedos.
A intervenção global foi impulsionada pela descoberta e preservação dos elementos existentes encontrados no local. Ao enquadrar um deles - um velho carvalho com uma porta, estabeleceu-se uma característica de simbolismo dominante. Enquanto as portas estão fechadas, a atenção mantém-se centrada nos vinhedos sem a vista preeminente para a cidade. Por outro lado, ao abrir a janela, a relação com a cidade é estabelecida, e induz a futura expansão do vinhedo. Ao espelhar a característica da porta em seu eixo, criou-se mais uma porta de corten. Este último nicho serve como uma pequena adega, abrindo-se para armazenar e servir o vinho.
O pátio de Fibonacci é rodeado por iluminação indireta de frente para as novas paredes de pedra, além disso, tem uma divisão em dois níveis funcionais diferentes, o inferior destinado às ligações necessárias e o superior como área de prova de vinhos centralizada por uma mesa redonda, que serve como o principal espaço de reunião e socialização.