-
Arquitetos: BLAF Architecten
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho geométrico e a forma circular de executar energeticamente a construção caracterizam o escritório de arquitetura BLAF que está presente nesta edificação. A estrutura de tijolo aparente autoportante do lado de fora e estrutura de madeira clara no interior, devidamente preenchida com cânhamo de cal seca de base biológica, é uma alternativa à construção tradicional.
A aplicação exagerada de isolamento nas paredes não é mais sustentável como um sistema de construção. Como resultado, criamos uma casca externa híbrida que torna possível a construção reversível. Primeiro construímos uma parede externa e depois uma estrutura de madeira leve por dentro, ou vice-versa. Também é possível romper o envoltório externo ou interno porque cada um deles é independente. Nós simplesmente não calculamos pontes térmicas. Isso é tempo perdido. Portanto, não há conexões entre o interior e o exterior. Para fazer isso, precisávamos de uma parede externa de suporte de carga a qual seria possível separar do interior.
O projeto diz respeito a uma casa unifamiliar compacta e energeticamente eficiente. O ponto de partida: respeito pelo relevo e pelo meio ambiente. Um volume compacto foi pensado para que as relações visuais do domínio público com a paisagem fossem preservadas. Devido à forma hexagonal compacta e equilátera, o volume permanece solitário na paisagem e o relevo do solo é mantido em seu estado natural tanto quanto possível.
A forma, com suas laterais inclinadas, cria uma maior distância dos limites do terreno, o que limita o impacto no meio ambiente e proporciona privacidade em relação aos vizinhos. Nas paredes laterais, as aberturas das janelas também são limitadas para garantir a privacidade. A fim de integrar o volume discretamente na paisagem e fornecer um programa residencial generoso, a casa é direcionada para a encosta.
Na parte posterior, dentro do hexágono, retiramos o volume protegido e introduzimos uma estrutura de madeira que se estende ao longo dos 3 níveis. O pátio criado entre a parede cortina de madeira e a camada de pedra serve como proteção solar nos meses quentes de verão. A parede cortina garante uma visão da paisagem por trás de cada andar. As aberturas no volume de tijolos emolduram a natureza. As vigas de concreto (anel) na fachada garantem a estabilidade da alvenaria autoportante da fachada sob cargas de vento.