-
Arquitetos: evr-Architecten
- Área: 5225 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Roval Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação do Campus AG é um projeto ambicioso e sustentável no centro de Bruxelas introduzindo luz, ventilação e amplos espaços. Ao longo da renovação, os materiais foram escolhidos da maneira mais sustentável possível, e foi feito o máximo esforço para preservar e reutilizar os materiais do edifício existente. O telhado da nova extensão foi implementado inteiramente como uma cobertura verde e espaços extras foram adicionados ao jardim, criando um total de mais de 1500m2 de espaços verdes no coração de Bruxelas.
O projeto corresponde à renovação do térreo de um edifício existente no centro de Bruxelas. O campus é um local de encontro e aprendizado e inclui salas de aula, salas de reunião, um grande lounge, dois grandes auditórios e muito mais. Para realizar um projeto sustentável, uma abordagem integral, transversal e integrada foi proposta desde o início.
O principal objetivo do projeto foi trazer luz, amplitude espacial, conexão com a natureza e conforto para as pessoas que utilizam o edifício. Antes da reforma, o térreo era composto por uma série de ambientes escuros separados, sem qualquer forma de interação. O novo Campus quer ser aberto e comunicativo, estimular o "conviver" e o "trabalhar em conjunto", de forma aberta e consciente. Para isso, o térreo foi totalmente redesenhado.
A extensão existente foi repensada em termos de flexibilidade, luz natural, relação com as áreas internas e externas existentes, ganhos solares e espacialidade. Dois pátios espaçosos foram implementados entre o edifício existente e a adição. Esta intervenção não apenas fornece muita luz solar, mas também cria vistas e organiza uma relação íntima e mutável entre interior e exterior, natureza e as estações do ano. O jardim também foi renovado, adicionando grandes espaços verdes para aumentar a biodiversidade. Além disso, a nova cobertura da extensão é verde.
O projeto também tenta estabelecer os mais altos níveis em termos de sustentabilidade com painéis solares para energia renovável, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais e reutilização minuciosa de materiais de construção. Para o último, contamos com a assistência da Rotor que é uma prática de design cooperativo a qual investiga a organização dos materiais. Achamos fundamental dar destaque a este tipo de intervenção para que sirva de incentivo a projetos futuros.