
Os surfistas de São Paulo não precisarão mais viajar para pegar uma onda. Está prevista para 2025 a inauguração do Beyond The Club, um complexo esportivo e de bem-estar com praia de ondas artificiais. Projetado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, o clube terá, além da piscina de ondas com faixa de areia, um conjunto esportivo com quadras de beach tênis, quadra de tênis, academia, spa, área para skate indoor e três restaurantes.
O clube ocupará a área do antigo Hotel Transamérica, localizado próximo à Marginal Pinheiros, na zona sul da cidade, projetado pela primeira geração do escritório na década de 1980.

Por meio de um programa extenso, o antigo Transamérica passará por um processo de retrofit para criar novas dinâmicas e funcionalidades. Um dos maiores desafios do projeto, contam os arquitetos, foi utilizar a estrutura preexistente, que possuía uma arquitetura rígida e vãos comuns para a época. Os quartos do hotel foram transformados em espaços amplos, com generosos pé-direitos, que agora acomodam as áreas comuns do clube.
“O desejo foi de criar um oásis em São Paulo, trazendo a praia para um protagonismo onde tudo gira em torno da piscina, da faixa de areia, criando pontos de visita amigáveis para enaltecer esse microclima de praia”, explica o arquiteto José Luiz Lemos, sócio-diretor do escritório.

O projeto também criou novas opções de circulação ao redor do edifício, o que fica evidente em sua relação com a praia — um elemento formalmente mais livre, que remete à natureza. A harmonia com o ambiente que imita o natural é uma das principais características do projeto, que fará uso de materiais como pedra, madeira e brises para filtrar a incidência solar e controlar a ventilação com eficiência.

O terreno possui 70 mil metros quadrados e a praia artificial ocupará cerca de um terço da área total. O surf é uma das atividades principais do clube. Terá horários pré-definidos e aulas para iniciantes e profissionais experientes, com capacidade para acomodar 900 surfistas por dia. A piscina é equipada com 62 motores e oferece mais de 24 tipos diferentes de ondas.