-
Arquitetos: IFA Kamil Domachowski IFAgroup
- Área: 275 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kroniki.studio, Perspektywa, Piotr Andzel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, realizado por arquitetos do Grupo IFA, está localizado em um dos bairros residenciais de casas unifamiliares em Gdańsk, Polônia. A arquitetura das novas casas nessa região é altamente diversificada em termos de ordem espacial e estética. Nesse projeto, as proporções do volume foram desenhadas a partir do entorno, e a cor da fachada foi inspirada nas cores do terreno em que ele se encontra. O projeto visava simplificar a forma do volume, eliminando decorações desnecessárias. Cada decisão tomada durante o processo de projeto tem sua própria lógica.
A entrada do lote está localizada ao sul e em sua parte central já havia árvores frutíferas crescendo. Tudo foi feito em colaboração com um Investidor muito consciente e de mente aberta, que participou ativamente de todo o processo. O proprietário também tinha suas próprias diretrizes. A cozinha, a sala de jantar e a sala de estar deveriam ser amplas e abertas entre si, mas sem espaços desnecessários. Além disso, a cozinha deveria ter uma janela voltada para a rua.
As janelas deveriam se assemelhar a pinturas, mas sem vidros excessivos. Os proprietários atribuíam grande importância aos terraços como cômodos separados, e também era importante não superaquecer os ambientes. E assim, de acordo com a lista de orientações dos proprietários, estes três quartos tornaram-se o centro da casa. Igualmente importante é a sala de jogos da família, que também serve como sala de leitura.
Quanto à exposição das janelas à luz, grandes aberturas voltadas ao sul nem sempre são benéficas para o funcionamento da casa. É fácil aquecer a edificação, mas muito mais difícil resfriá-la devido ao superaquecimento. Tal processo requer muito mais energia. As janelas neste projeto "controlam" a luz solar. Além disso, servem para enquadrar as vistas - são orientadas para cima, para ver o céu, ou para o solo, para apreciar a vegetação.
Após entrar na casa, logo em frente já está o banheiro. Ele foi concebido de forma não convencional, com a porta escondida na escada. As escadas de acesso ao pavimento superior integram-se com a porta do banheiro, criando uma imagem coesa. A sala de estar, organizada e clara, funciona como um espaço acolhedor para os hóspedes e apresenta uma zona de estar com amplas escadas que levam ao andar superior.
A proprietária mencionou que costumava brincar na escada durante a infância e trouxe isso como uma associação agradável. Ao projetar esta casa, os arquitetos focaram em cores e materiais naturais. Isso incluiu o uso do reboco de cimento-areia impregnado com uma solução incolor. O teto do térreo, por sua vez, foi feito com blocos de cerâmica crua, em sua forma original.
Buscando a lógica em todas as decisões, a cobertura do térreo foi finalizada com uma cor de cerâmica à base de resina como separador que delineia os diferentes níveis. As soluções estruturais e materiais desta casa se cruzam entre si e entre os andares.