Localizada na cidade de Bangui, capital da República Centro-Africana, está a Catedral de Notre Dame. Esta grande igreja de tijolos vermelhos foi construída no início dos anos 1900 no estilo colonial francês. Conforme a cidade cresceu de uma pequena base militar para uma capital colonial, o edifício foi formado como uma fusão cultural e simbólica de estilos arquitetônicos europeus e centro-africanos. Projetada pelo arquiteto francês Roger Erell, a catedral exibe artesania local e oferece um espaço de conforto espiritual.
Como a arquitetura e o urbanismo podem voltar a contribuir no debate e na produção de Habitação de Interesse Social (HIS)? Essa foi uma das principais perguntas que orientou o processo de elaboração do Caderno de Diretrizes de Habitação de Interesse Social no Jardim Lapena, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal e pelo BlendLab para a região da Zona Leste de São Paulo. Esse caderno reuniu um conjunto de diretrizes sobre habitação, modelo de gestão, implantação e integração com o meio urbano e orientou as propostas para uma Chamada de Projetos + Lapena Habitar realizada no fim de 2022 .
A arquitetura no Sul Global frequentemente incorpora uma rica herança cultural e artística, integrando cores, padrões intricados e elementos simbólicos. Ela também enfrenta desafios como recursos limitados, rápida urbanização e desigualdade social, buscando soluções inclusivas e comunitárias. Instalações e pavilhões servem como modelos radicais para questionar esses ideais arquitetônicos e buscar soluções inovadoras. Como parte da nossa retrospectiva de 2023, apresentamos algumas das principais instalações arquitetônicas do ano, abrangendo exposições como a Bienal de Arquitetura de Veneza, além de pavilhões permanentes que exploram materiais locais, reuso de resíduos e ressignificação de narrativas históricas.
Carlo Ratti. Image Courtesy of Venice Architecture Biennale
O Conselho de Administração da La Biennale di Venezia anunciou Carlo Ratti como o próximo curador da Exposição Internacional de Arquitetura. A 19ª exposição acontecerá em 2025, de 24 de maio a 23 de novembro. A nomeação foi recomendada pelo presidente Roberto Cicutto e conta com o apoio de Pietrangelo Buttafuoco, presidente da La Biennale di Venezia no mandato de 2024 a 2027.
Uma parte considerável da inovação arquitetônica passa pelo uso de materiais. O desenvolvimento tecnicista e novas linguagens formais fazem uso deles para “anunciar” a “próxima” era arquitetônica. É claro que os materiais são essenciais para a construção, e significativos para a consolidação de linguagens. O vidro, aço, concreto ou tijolo dizem coisas sobre os edifícios. Porém, como toda língua, o sentido das palavras pode variar de acordo com a organização social vigente, disputa-se o sentido de determinadas expressões, ou pressiona-se pela abolição – ou no mínimo a dissociação – de alguns sentidos atrelados a algumas palavras. Não seria diferente na arquitetura.
Interiores japoneses contemporâneos incorporam elementos tanto da tradição quanto da modernidade para expressar o espírito inovador do país, enquanto respeitam profundamente sua história e herança cultural. Embora materiais tradicionais como madeira, papel e bambu ainda tenham grande importância, os interiores japoneses modernos costumam apresentar uma fusão de vidro, aço, concreto e metais. A justaposição de texturas e acabamentos mais suaves e modernos com outros mais quentes e orgânicos reflete uma síntese dinâmica entre o antigo e o novo, resultando em espaços visualmente impactantes e funcionais que prestam homenagem à essência dos princípios de design do país.
É fascinante observar o panorama da madeira engenheirada no mundo. O material, que outrora parecia esquecido pela modernidade, tem ressurgido com força total, enfrentando desafios significativos, mas também revelando oportunidades promissoras. O apelo estético e arquitetônico da madeira engenheirada, aliado à sua associação intrínseca à sustentabilidade, tem sido um catalisador para seu aumento expressivo em projetos nacionais e internacionais.
Por conta dos avanços tecnológicos e pesquisas sobre os limites e possibilidades deste material, temos testemunhado um salto significativo no desenvolvimento tecnológico e científico relacionado à madeira na construção civil. Edifícios ao redor do mundo estão sendo erguidos com estruturas de madeira, impulsionados pelo crescente interesse em soluções sustentáveis e baseadas em recursos renováveis, uma demanda tanto do público quanto de arquitetos e seus clientes.
A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Aplicado da Foster + Partners criou o VARID (Realidade Virtual e Aumentada para Design Inclusivo). Desenvolvido em colaboração com a City (University of London) e o Laboratório PEARL da UCL (University College London), o VARID é um conjunto de ferramentas de design que utiliza tecnologias de realidade virtual e aumentada. Seu objetivo é apoiar acadêmicos, designers e arquitetos na compreensão de como pessoas com deficiência visual percebem o ambiente ao seu redor.
Ao refletirmos sobre o tumultuado ano de 2023 e seus eventos, é evidente que os desafios impostos pelas condições ambientais em constante mudança deixaram uma marca indelével em todo o mundo. Em resposta, arquitetos e urbanistas passaram a procurar maneiras nas quais suas ações possam contribuir para a criação de ambientes mais seguros para as comunidades, com arquiteturas de emergência de implantação rápida e estratégias de longo prazo para construir resiliência e mitigar riscos.
Além de simplesmente responder a eventos, como os devastadores terremotos na Turquia, Síria e Marrocos, ou as enchentes generalizadas na Líbia ou no Paquistão, arquitetos estão tentando adotar abordagens proativas. Eles desenvolvem estratégias que vão desde a modelagem preditiva até a aplicação de técnicas de renaturalização, passando pela pesquisa contínua na física de estruturas mais seguras e resilientes.
A planta tipo tende a prevalecer em edifícios, mas jamais um apartamento será idêntico ao outro. O projeto de interiores destes programas requer mais do que apenas uma composição com a construção pensada previamente por outro arquiteto. Rever a estrutura para ampliar espaços, aprimorar a iluminação natural, criar permeabilidade e trazer elementos decorativos ou paisagísticos que traduzem a personalidade dos moradores ao ambiente são alguns dos desafios. Em 2023 foram diversos os projetos que apresentaram apartamentos inspiradores. Na busca por um panorama representativo, buscamos pelos exemplos brasileiros que mais foram visitados pelo público do ArchDaily Brasil durante o ano passado.
O Instituto Corrida Amiga atua com o propósito de aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, visando a transformação do cotidiano dos(as) cidadãos(ãs) a partir da perspectiva da mobilidade ativa, do acesso e do direito à cidade.
Parte das ações do instituto, são práticas pedagógicas realizadas com diferentes públicos, compostas de atividades lúdico-educativas que estimulam a participação ativa e a colaboração, permitindo que seus participantes expressem suas opiniões e desejos, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão, pensamento crítico e empatia.
O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os vencedores das President’s Medals de 2023, destacando os melhores projetos de arquitetura de estudantes do Reino Unido. Em sua 187ª edição, RIBA’s President's Medals têm sido o símbolo da excelência arquitetônica, permanecendo o mais antigo dentro do âmbito institucional. No geral, os projetos vencedores demonstram um forte foco em "como a arquitetura pode atender às necessidades das pessoas e suas comunidades".
Para o Ciclo de 2023, a aclamada Medalha de Prata RIBA para o melhor projeto produzido na RIBA Part 2 foi concedida a Ellie Harging, da London School of Architecture. Intitulado "Ninguém Quer Morar em um Asilo", o projeto propõe moradias de apoio para pessoas que vivem com Alzheimer de início precoce. A Medalha de Bronze RIBA foi concedida a Kacper Sehenke, enquanto a Medalha de Dissertação foi concedida a Chloe Shang.
Segundo um estudo feito pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 2020, foram catalogadas no território brasileiro mais de 46 mil espécies nativas, sendo que praticamente a metade delas são endêmicas, ou seja, ocorrem exclusivamente no Brasil e em nenhum outro lugar do mundo de forma natural. Um número exorbitante que reflete a diversidade da flora encontrada no país.
Conhecido internacionalmente como um dos maiores referenciais em cores, o programa Pantone Color of the Year tem previsto e direcionado as tendências de cor nos últimos 25 anos, refletindo o ambiente cultural em diversos setores criativos que utilizam a linguagem da cor e a psicologia das cores, como branding, marketing, moda, além de arquitetura e design.
No entanto, as tendências de cor não se limitam apenas ao que está na moda e ao que não está. A cor desempenha um papel importante em estimular os sentidos, evocando memórias ou sentimentos com base em experiências passadas e influências coletivas ao redor do mundo. Na psicologia das cores nos projetos comerciais, por exemplo, descobriu-se que a presença de tons específicos pode alterar o conforto e os níveis de energia dos consumidores, ditando, em última análise, as preferências e o comportamento dos compradores. Em ambientes médicos, a combinação de uma base neutra com cores de destaque que transmitem calma demonstrou reduzir o estresse e a ansiedade.
Fachada do Cine Belas Artes — Foto: Letícia Godoy/Divulgação
Nos idos dos anos 40, enquanto diretor da Divisão de Estudos e Tombamento do IPHAN, Lucio Costa mandou seus servidores a campo para identificar o patrimônio cultural que estaria espalhado Brasil afora, esperando ser descoberto.
“Quem”, “quando” e “como” eram as perguntas que seus assistentes levavam na manga. Supostamente, elas deveriam descortinar as características dos bens analisados, para então separá-los em dignos ou não dignos de tombamento.
Espaços domésticos desarrumados e bagunçados podem ser mentalmente exaustivos, tornando-se impossível relaxar nesses ambientes internos. Assim como diz o ditado "espaço arrumado, mente arrumada", ambientes domésticos onde prevalecem linhas limpas (seja com um estilo de vida minimalista, organização ou sistemas de armazenamento retráteis e bem organizados) promovem uma mentalidade mais meditativa. Talvez, no entanto, a demonização dessa desordem crie espaços sem caráter que podem vir a ser um pouco entediantes.
No entanto, a chamada "bagunça" ainda pode despertar alegria quando uma oportunidade é dada. É possível criar elementos decorativos, texturas e, mais importante, superfícies personalizadas, através de espaços de armazenamento abertos como prateleiras, ganchos ou armários sem portas. Podendo guardar memórias preciosas, histórias, conquistas, equipamentos inspiradores ou itens funcionais.
Seja pela quarentena da Covid, pelas assinaturas de caixas de comida orgânica ou os cada vez mais tecnológicos aparelhos de cozinha, todos estão passando mais tempo na nesse ambiente. Enquanto isso, os populares espaços integrados nos impedem de simplesmente fechar a porta e esquecer a louça do jantar antes de nos acomodarmos para uma noite relaxante.
A bancada da cozinha moderna tem que funcionar mais do que nunca. Impermeável, resistente ao uso intenso, mas simples e rápida de limpar. A seguir, reunimos oito materiais comuns — ou nem tanto — para bancadas de cozinha.
“Com o perdão do mestre [Le Corbusier], a casa é uma máquina para carregar consigo e a cidade uma máquina a qual conectar-se”. Essa frase foi dita há quase 60 anos por David Greene, arquiteto fundador do grupo inglês Archigram, em ocasião da apresentação do Living Pod, um estudo para uma casa cápsula que poderia se transformar em um trailer. A ideia principal era que a estrutura pudesse ser conectada e desconectada das cidades dando forma à Plug-In City. Seu interior mínimo a delimitava como uma cápsula hermética, pequena e confortável, com o espaço pensado a partir de compartimentos planejados para múltiplos usos. O Living Pod foi um dentre tantos outros projetos igualmente utópicos e ousados desse grupo que parecia ter uma fixação em estruturas nômades e mutantes como a Walking City e a Instant City.
São diversas as tecnologias construtivas para configurar o sistema estrutural de um edifício. A partir da década de 1960, se tornou cada vez mais comum a adoção de técnicas que possibilitavam a interação entre diferentes materiais, diversificando não apenas a linguagem do projeto, como também buscando as principais vantagens de que cada elemento possui para enfrentar determinadas situações. Assim, com o passar dos anos, são diversos os exemplos que misturam concreto, madeira, pedras ou aço.
Os humanos são programados para responder positivamente à natureza; o som crepitante do fogo, o cheiro de chuva fresca no solo, as características medicinais das plantas e da cor verde, a proximidade dos animais etc. Isso, junto com as condições ambientais críticas de hoje e a rápida urbanização, mudou o foco dos arquitetos para projetos ecologicamente conscientes que aproximam as pessoas da natureza. Eles exploraram várias abordagens: estruturas de taipa, materiais e móveis reciclados, projetos guiados pela luz solar... A prática foi tão impulsionada pela onda verde que as linhas se confundiram entre o que é verdadeiramente sustentável e ecológico e o que é greenwashing. Mas o que proporcionou a conexão biológica mais inata com a natureza foi a biofilia e o ato de "trazer o exterior para dentro" através do design.
Os sótãos são pavimentos localizados na parte superior de uma casa, próximos à cobertura. Devido ao ângulo de caimento do telhado, eles costumam ter um formato inclinado, o que pode limitar seu espaço e fazer com o que eles sejam ambientes pouco utilizados. No entanto, apesar dessa particularidade, os sótãos podem ser aproveitados em um projeto de diversas maneiras e convertidos em espaços multifuncionais para os moradores de uma residência.
“O primeiro homem quis fazer um alojamento que lhe cobrisse, sem sepultá-lo”. Com alguns troncos encontrados na floresta ergueu um quadrado coberto por palha de forma que nem o sol e nem a chuva pudessem entrar, e assim, ele se sentiu seguro. A descrição acima refere-se simplificadamente à teoria da cabana primitiva desenvolvida pelo abade Marc-Antoine Laugier em meados de 1700. A pequena cabana rústica descrita por Laugier é um modelo sobre o qual ele imaginava a magnificência da arquitetura, fornecendo um importante ponto de referência para toda especulação sobre os fundamentos da construção e representando a primeira “ideia” arquitetônica.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas. É considerada uma das alternativas mais eficientes para tratar os resíduos sólidos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, e está diretamente inserida no contexto da economia circular.
A tradição da arquitetura moderna atesta que a cobertura dos edifícios é passível de utilização, e área tão nobre quanto os ambientes internos. Afinal, o terraço jardim é um dos cinco pontos da nova arquitetura segundo Le Corbusier. Apesar de o terraço jardim ser um dos pontos “obrigatórios” da arquitetura moderna, a cobertura útil precede (e muito) o arquiteto porta-voz do Modernismo. Diferentes usos foram dados em diferentes épocas às coberturas planas: desde mirantes para estudos astronômicos ancestrais até áreas de cultivo mais contemporâneas, passando pela burocrática acomodação de instalações elétricas e sanitárias. A cobertura de um edifício oferece área livre e exposição direta ao céu, portanto, em situações citadinas adensadas, aproveitar-se desse espaço como área de lazer faz bastante sentido.