“O MASP de Lina, Croquis de Processo, 50 Anos do Edifício na Avenida Paulista", título da exposição inaugurada no dia 1 de novembro, mês de inauguração do Museu em 1968, reúne desenhos à mão, imagens e documentos que revelam o processo criativo de Lina Bo Bardi do pensamento à obra construída.
A exposição integra a série Acervo aberto do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar aspectos pouco conhecidos do universo que envolve a residência e o legado do casal Lina Bo e P. M. Bardi, co-fundador do Masp.
Benthem Crouwel Architects projetou um edifício multifuncional para a Faculdade de Ciências da Universidade de Amsterdã. A proposta de 14.000 metros quadrados foi concebida como um "laboratório vivo de pesquisa, desenvolvimento e co-criação, no centro do campus e da sociedade".
O vencedor do concurso “LAB 942” centra-se na neutralidade energética, flexibilidade e abertura. Uma estrutura modular e uma construção circular feita de material reciclado e reciclável permitem que o esquema funcione como um complemento à prova de futuro e adaptável às investigações de inovação e inteligência artificial em rápida expansão da escola.
https://www.archdaily.com.br/br/905147/benthem-crouwel-projeta-faculdade-de-ciencias-reciclada-e-reciclavel-para-a-universidade-de-amsterdaNiall Patrick Walsh
A Sasaki revelou as últimas imagens de seu projeto para a Reserva de Chengdu, um parque natural destinado a proteger e preservar a vida selvagem do ícone cultural chinês, o urso panda. O masterplan desenvolvido para a reserva natural é mais um esforço da crescente preocupação em “conscientizar a população sobre as principais estratégias de defesa e proteção da espécie e seu habitat natural”.
Com apenas 1.800 exemplares vivendo ainda em estado selvagem, o panda gigante é uma das espécies mais vulneráveis do mundo e seu habitat nativo é extremamente limitado: uma pequena área do oeste da China perto de Chengdu. A cidade é uma das que mais crescem no mundo atualmente. A pesar do rápido avanço da área urbanizada sobre a paisagem natural da região, o governo local definiu a delimitação de uma reserva natural de mais de 69 quilômetros quadrados, configurando uma estrutura voltada para a proteção de uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo todo.
O OMA se prepara para iniciar as obras de expansão do Wilshire Boulevard Temple, que têm início marcado para 11 de novembro. O projeto de US$ 75 milhões, encabeçado por Shohei Shigematsu e Rem Koolhaas, sócios do escritório, conta com três pavimentos que incluem espaços para a congregação e serviços de apoio.
Nas últimas viagens que nossa equipe editorial fez à Rússia, nas quais visitamos cidades como Moscou, Kaliningrado, Belgorod e até Grozny, a capital da República da Chechênia - documentamos os sutis exteriores em tons pastéis vistos nas cidades do maior país do mundo. De edifícios neoclássicos, modernos e brutalistas a espaços públicos e infraestruturas urbanas, como metrôs, pontes e praças, os tons pastéis se destacam como parte essencial de sua identidade. Confira, a seguir, uma pequena seleção de fotografias desses edifícios.
A aplicação do reboco natural feito a base de terra é uma técnica bastante utilizada na bioconstrução. É a mesma mistura utilizada para os tijolos de adobe. Apesar de simples, seu uso ainda é pouco disseminado. Rafael Loschiavo, do escritório de arquitetura Ecoeficientes, ensina o passo a passo que pode dar vida nova a uma parede que estava “caidinha” sem precisar de grandes reformas.
https://www.archdaily.com.br/br/904869/aprenda-a-fazer-revestimento-de-terra-para-paredesMayra Rosa
O Comitê do Partido Municipal de Shenzhen e o Governo Popular Municipal atribuem grande importância ao planejamento e construção da Nova Cidade Marítima. Em março de 2018, o organizador, Urban Planning, Land & Resources Commission do Município de Shenzhen (Administração Oceânica Municipal de Shenzhen) e o co-organizador Shenzhen SEZ Construction and Development Group juntam-se ao lançamento de um concurso de projeto urbano para a Nova Cidade Marítima de Shenzhen. Na área do estuário do Rio das Pérolas, o uso ecológico do mar, da construção de cidades e do desenvolvimento da indústria naval são novos tópicos e, portanto, incapazes de se referir a qualquer experiência existente. Esta chamada aberta visa orientar o planejamento de alta qualidade e desenvolvimento de alto padrão da área com visão internacional, pensamento prospectivo e projeto inovador.
Desde o anúncio do concurso, uma quantia de 140 institutos de design (comunitários) foram registrados para participação. Em 11 de maio, sob o rigoroso teste de sete conhecidos especialistas em planejamento urbano no país e no exterior, seis instituições destacadas, com abrangentes capacidades e programas extraordinários, foram selecionadas como especialistas internacionais. Em 28 de agosto de 2018, a Reunião de Revisão do Concurso de Design Urbano da Cidade Marinha de Shenzhen foi realizada na Sala 209 do Edifício de Planejamento de Shenzhen. O júri é composto por 9 especialistas (Donald Bates (diretor do Australian LAB Architects), Alejandro Zaera-Polo (fundador do escritório da AZPM na Espanha), Bernard V. Lim (ex-presidente do Instituto de Arquitetos de Hong Kong), Atsushi Omatsu (diretor executivo do Nikken Space Design no Japão), Tako Postma (diretor executivo do Inbo), Joseph Scanga (sócio de Calthorpe, EUA), Sun Yimin (professor emérito de Changjiang Scholar), Wang Jianguo (acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia) Zhang Yuxing (Diretor do Comitê Acadêmico da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen-Hong Kong, UABB), e Wang Jianguo como presidente do júri.
Finalmente, Dennis Frenchman da equipe do Urban Design LLC, Instituto Chinês de Planejamento Científico Urbano e Projeto + Ramboll Studio Dreiseitl (Pequim) + URBANUS Architecture & Design (Shenzhen), AECOM ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar. Outras equipes que ganharam o programa vencedor incluem a ISA-Internationales Stadtbauataelier, International Design Consultants (Shenzhen) Co., Ltd. / WHY ART PROJECT SL, NL Urban Solutions B.V. / Deltares. Dê uma olhada nos três primeiros colocados:
https://www.archdaily.com.br/br/904872/dennis-frenchman-e-nomeado-vencedor-do-concurso-para-a-cidade-maritima-de-shenzhen韩双羽 - HAN Shuangyu
A ponte marítima mais longa do mundo foi oficialmente inaugurada, conectando Hong Kong e Macau à porção continental da China. A "Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau", de 54 quilômetros, conta com uma série de dispositivos e regulamentações incomuns, segundo o The Guardian, como "câmeras para detectar bocejos, obrigatoriedade de uso de monitores cardíacos para os motoristas, e acesso restrito para a elite política e filantropos."
Inaugurada pelo presidente chinês Xi Jinping, a ponte de US$ 20 bilhões foi construída com 400 mil toneladas de aço, o equivalente a 60 torres Eiffel. A ponte foi projetada para resistir a terremotos e tufões de até 340 quilômetros por hora.
https://www.archdaily.com.br/br/904835/ponte-maritima-mais-extensa-do-mundo-e-inaugurada-na-chinaNiall Patrick Walsh
Durante a segunda metade do século XX, o Brasil recebeu uma série de arquitetos vindos de diversas partes do mundo, mas sobretudo da Europa, e que deixaram um legado de projetos brutalistas seguindo alguns dos cânones de mestres como Le Corbusier. Nomes como Lina Bo Bardi, Hans Broos e Franz Heep tiveram inegável influência na arquitetura brasileira.
Nos últimos anos o país voltou a receber uma diversidade de edifícios projetados por arquitetos estrangeiros e que transformaram-se em ícones arquitetônicos, indo além da simples função de abrigar determinado programa, mas em alguns dos casos, contribuindo para o ciclo turístico. Compilamos, a seguir, 10 edifícios projetados por arquitetos de renome internacional e implantados em solo nacional, confira!
Varrer de uma cidade a sua arquitetura é como se pudéssemos apagar por completo partes de sua história. Apesar da aversão generalizada por grande parte da população, a arquitetura brutalista na Polônia pós-stalinista andava de mãos dadas com o movimento político que prometia uma sociedade mais justa e igualitária. A arquitetura que hoje em dia é vista como a materialização de um antigo regime opressivo, austero e arrogante, foi originalmente concebida para ser tudo menos isso; estes edifícios carregam hoje um legado bastante ambíguo, apreciados como ícones do seu tempo ou rejeitados como memórias que as pessoas preferem esquecer.
Em um artigo recente publicado pelo New York Times, o escritor Akash Kapur compartilha as emoções de sua mais recente visita à Polônia, aonde nos convida à refletir sobre esta complexa história construída, tantas vezes contraditória e quase sempre, mal compreendida. Acompanhado por arquitetos locais comprometidos à defender com unhas e dentes alguns dos exemplos mais extraordinários da arquitetura moderna do final do século XX, Kapur visitou inúmeras obras decadentes do brutalismo na Polônia, conversando com a população local e descobrindo suas histórias.
Na década de 1960, momento em que se intensificava a verticalização da avenida Paulista com a construção de grandes prédios comerciais, sede de corporações, empresas e bancos, a grande novidade na paisagem foi a construção do MASP, projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).
O VI Festival Arquia/Próxima: Práticas Relevantes em Madri anunciou os projetos vencedores desta edição. Com o objetivo de oferecer visibilidade aos arquitetos espanhóis nos primeiros dez anos de atuação profissional, o programa cultural Arquia/Próxima é baseado na divulgação, promoção e valorização de suas conquistas e princípios como profissionais.
O tema desta bienal, definido por seu curador, Iñaki Carnicero, convidou os participantes a refletir "acerca do paradoxo produzido pelo sucesso internacional da arquitetura espanhola que não corresponde ao volume da produção arquitetônica dos últimos anos, mas, mesmo assim, reflete um trabalho mais relevante do que nunca", explica a organização.
Como parte do festival, foram atribuídos os seguintes prêmios:
O uso de luz e sombra na arquitetura pode ter várias aplicações. A cultura tradicional japonesa se destaca por trabalhar com espaços de pouca luz, por outro lado, a arquitetura moderna e o minimalismo trabalham espaços bem iluminados, com superfícies brancas e amplas aberturas.
Assim, a cor preta, espaços escuros e minimalismo convergem na mesma linguagem, oferecendo novas possibilidades para o projeto de iluminação e uso de novos materiais. Apresentamos a seguir uma seleção dos melhores espaços internos contemporâneos que usam o preto como elemento protagonista, criando ambientes introspectivos e dramáticos.
Paul Rudolph, apesar de ter saltado para o sucesso internacional no início das décadas de 1940 e 1950 por suas estruturas brutalistas, viu um abrupto fim à popularidade de seu característico estilo à medida que o pós-modernismo ganhou destaque. Como os gostos mudaram para uma tarifa diferente, o mesmo aconteceu com a abordagem de Rudolph - deixando uma série de propostas não construídas acumular poeira.
É compreensível estar cansado do modernismo. Aquilo que despontou no início do século vinte como uma mudança radical em nossa disciplina - afastando-se dos cânones então tradicionais da arquitetura - acabou se tornando apenas uma sombra daquilo que um dia fora, uma fantasia por trás da qual muitos arquitetos passaram a se esconder. A racionalidade (genuína ou não) passou a ser assumida como uma estratégia para defender-se das críticas e justificar os resultados. O limite entre a arquitetura moderna de fato e suas outras tantas formas oportunistas e perversas, tornou-se invisível e praticamente impossível de identificar.
https://www.archdaily.com.br/br/904951/destaques-da-semana-o-que-significa-modernismo-hojeKatherine Allen
Encerrando as ações do “outubro urbano”, que comemora todos os anos, a ONU designou 31 de outubro como o “Dia Mundial das Cidades” com o objetivo de promover uma maior troca de experiências entre os países sobre como enfrentar os desafios da crescente urbanização global e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Em resposta à demanda por um espaço maior para abrigar a sede da Diocese de Querétaro, propõe-se a Catedral de Santiago Apóstol. Esta se localiza na zona central sul da cidade, em um terreno de 20.000 metros quadrados. A Catedral pretende tornar-se um ponto de referência arquitetônico, urbano e social, já que o projeto, além de ser um novo centro religioso, também se propõe a tornar-se um grande centro comunitário.
O projeto é desenhado a partir de um eixo estruturador que aponta em direção ao sol nascente. A geometria da nave principal emerge do círculo e brota no centro do projeto como o elemento mais importante que se eleva do acesso principal ao altar a uma altura de 33 metros. A implantação da catedral é gerada na forma de uma grande escadaria, aberturas e espaços maciços por onde corre um espelho d'água.
Após a eleição, o novo governo já começou a anunciar algumas mudanças nos ministérios. Entre elas está a extinção do Ministério das Cidades. Na tentativa de levantar a discussão e evitar esta dissolução, foi organizada uma petição que pode ser assinada aqui.
Caminhando pelas ruas, nos deparamos com diversas formas, cores, texturas, sons e cheiros. Nossos sentidos são ativados e esses estímulos nos fazem conectar com o lugar em que estamos. As cidades são, muitas vezes, sinônimo de fumaça, ruídos de motores e buzinas, tons de cinza. A escassez de elementos naturais ou construídos que transmitam a sensação de segurança, conforto e que nos agradem esteticamente influencia para que sigamos descontentes e frustrados no ambiente urbano. Esses sentimentos alimentam a falta de conexão entre pessoas e lugares, a falta de empatia com o outro e descompromisso com aquilo que é público.
Certamente, todo arquiteto se perguntou como as formas fluidas, mas complexas, da arquitetura de Zaha Hadid Architects são trazidas à realidade. E é lindo ver como uma ideia conceitual inicial - provavelmente desenhada como um esboço rápido - se materializa em desenhos planimétricos precisos e detalhados.
Nós compilamos uma série de detalhes construtivos de 9 projetos desenvolvidos pelo escritório Zaha Hadid Architects que dão uma visão sobre seu estilo e abordagem distintos, nos mostrando que, com um pouco de criatividade e muita experiência, até mesmo os sonhos mais impossíveis podem ser construídos.
O World Architecture Festival é considerado um dos eventos arquitetônicos mais abrangentes e influentes do mundo. A edição deste ano será realizada em Amsterdã, no Centro de Convenções e Exposições RAI, de 28 a 30 de novembro. Reunindo vozes globais na arquitetura, os palestrantes deste ano incluem o apresentador Rem Koolhaas, Jeanne Gang, David Adjaye e Li Xiaodong. Este ano, cinco leitores do ArchDaily podem ganhar um ingresso para o World Architecture Festival 2018 (no valor de € 1.525). Participe aqui.
Dia das Bruxas. Um dia atormentado por fantasmas, vampiros e duendes. Historicamente, a noite de Todos os Santos era tida como o momento em que os espíritos poderiam retornar ao mundo terreno. Aqui, compilamos alguns exemplos em que "fantasmas" do além aparecem como coadjuvantes na fotografia de arquitetura. Veja-os a seguir... se tiver coragem.
Em setembro de 2018, a Catedral de Manágua, projetada pelo renomado arquiteto mexicano Ricardo Legorreta, localizado na Nicarágua, celebrou seu 25º aniversário. Para promover e divulgar o aniversário, o ESTUDIO1286 produziu uma série de ilustrações da última Catedral do século XX.