
Adam Mõrk
Complexo Bestseller Aarhus / CF Moller
Como os arquitetos dinamarqueses se conectam com seus usuários para criar a melhor arquitetura possível?

Convidados pelo The Architecture Project e no contexto de um Tour de Imprensa relacionado com a arquitetura da saúde, visitamos a cidade de Aarhus, na Dinamarca, para conhecer os últimos projetos de 'cura' (healing) que se estão sendo construídos na cidade.
Após anos suplantada por Copenhague, Aarhus é uma cidade portuária que procura reinventar-se e voltar a brilhar - e está conseguindo. A grata surpresa é que foram os arquitetos que impulsionaram esta mudança e que foi a arquitetura que invadiu todos os espaços, desde seu esquecido porto industrial até seu centro histórico cheio de valiosos edifícios patrimoniais.
Esta visita nos deixou importantes lições: "a arquitetura da cura" não se relaciona exclusivamente com os projetos hospitalares, mas com espaços que estimulam positivamente as pessoas, criam lugares amáveis para viver e conviver, ao conectar-se (o máximo possível) com o usuário para dar o que ele realmente necessita.
Confira algumas das suas estratégias, a seguir.
Hotel de Pacientes / 3XN
Malmö Live / schmidt hammer lassen architects
Ópera de Harbin / MAD Architects

-
Arquitetos: MAD Architects
- Área: 7900 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Nuprotec, Sika
Centro Cultural e Sala de Concertos em Malmö / Schmidt Hammer Lassen Architects

-
Arquitetos: Schmidt Hammer Lassen Architects
- Área: 54000 m²
- Ano: 2015
O Tradicional versus o Moderno no projeto de igrejas

"Espaço, linhas, luz e som" são os componentes essenciais da experiência arquitetônica, e os edifícios mais notáveis têm assimilado esses elementos través de projetos meticulosamente orquestrados. Recentemente, arquitetos que têm feito uso destes elementos primários em projetos de igrejas vêm recebendo críticas do Vaticano por divergirem das formas e iconografias tradicionais da Igreja. De acordo com um artigo recente no The Telegraph, o projeto de Massimiliano e Doriana Fuksas para uma igreja em Foligno, Italia foi classificado como problemático pelo clero e pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho para Cultura dos Pontífices do Vaticano, pela sua semelhança à um museu ao invés de um lugar de culto - baseado nos valores católicos tradicionais localizados no altar e nas imagens santas. Independentemente do criticismo do Vaticano em relação a abordagem estética dos arquitetos que rompem com a tradição, isso parece mais um problema de falta de comunicação entre os arquitetos e as congregações que encomendaram os projetos que se tornaram alvos de críticas.
Mais sobre o assunto na continuação.
Hotel da Ecco / DISSING+WEITLING Architecture
Centro de Solos Copenhagen / Christensen & Co

-
Arquitetos: Christensen & Co Architects
- Área: 1800 m²
Residência Sunlight/ Juri Troy Architects

-
Arquitetos: Juri Troy Architects
- Ano: 2010
-
Fabricantes: EGGER, VELUX Commercial
Green Lighthouse / Christensen & Co Architects
Complexo de Pesquisa e Ensino - DTU Compute / Christensen & Co Architects

- Área: 4500 m²
-
Fabricantes: Jakon
Terminal de Conexão / Danielsen Architecture
O Planeta Azul / 3XN
Centro da Natureza Hindsgavl / AART architechts

-
arquitetos: AART architechts A/S
- Área: 450 m²
- Ano: 2012
Catedral da Aurora Boreal / SHL Architects + LINK arkitektur

-
Arquitetura: LINK arkitektur, Schmidt Hammer Lassen Architects
- Área: 0 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Alta Skifer