Daria Scagliola
Complexo Residencial Rural Buitenplaats Koningsweg / MVRDV
Projeto Gomila / MVRDV + GRAS Reynés Arquitectos
-
Arquitetos: GRAS Arquitectos, MVRDV
- Área: 15000 m²
- Ano: 2022
Marina Otero ganha prêmio Wheelwright 2022 com projeto para arquitetura de armazenamento de dados
Marina Otero foi a vencedora do Prêmio Wheelwright de 2022, promovido pela Harvard University Graduate School of Design (Harvard GSD). O prêmio de US$ 100.000 financiará dois anos de pesquisa e viagens para estudos sobre arquitetura contemporânea, com ênfase na pesquisa global. A proposta vencedora, “Future Storage: Architectures to Host the Metaverse”, explora um novo paradigma para arquitetura para armazenamento de dados digitais. O projeto investiga como as infraestruturas digitais pode dar respostas às demandas sem precedentes que o mundo enfrenta hoje. A pesquisa de campo, coleta de dados e desenvolvimento de protótipos resultarão em um manual de código aberto para projeto de arquitetura de data center contendo exemplos de modelos de armazenamento de dados ecológicos, circulares e igualitários.
Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios
O ano de 2021 foi turbulento – a pandemia causada pelo novo coronavírus persiste, obrigando as indústrias de design e construção a continuar se adaptando por dois anos seguidos. À medida que os métodos de trabalho remoto e comunicação continuam a ser ajustados e aprimorados, uma infinidade de eventos virtuais fez com que o discurso arquitetônico fora dos paradigmas ocidentais e eurocêntricos pudesse ocupar um espaço central na discussão da arquitetura global.
Materiais que deram forma às casas, interiores e edifícios públicos mais icônicos de 2020
É difícil começar qualquer texto de retrospectiva de 2020 sem cair em clichês. O ano de 2020 nos ensinou, a duras penas, que a humanidade pode ser mais frágil do que imaginávamos. O mundo tem enfrentado um inimigo invisível que alterou o cotidiano de todos. Por outro lado, os edifícios são compostos por materiais, que têm peso, cheiro, textura e custos. Eles dependem de recursos naturais, processos de produção, mão-de-obra, transporte etc. Ainda é muito cedo para dizer como a crise causada pela Covid-19 mudará o mundo e, mais especificamente, a arquitetura. Mas será que nossa percepção do que é boa arquitetura mudou durante este ano? E nossa relação com a tectônica das construções se alterou com todas os impedimentos que tivemos?
Os melhores projetos de arquitetura de 2020
Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores.
Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.
A cidade na escala humana: espaços públicos com e sem pessoas
Durante os primeiros dias de quarentena em diferentes cidades do mundo pudemos ver ruas, praças e parques desertos. Uma das coisas mais desejadas em tempos pré-pandêmicos era a vida pública dos espaços urbanos. Nesse sentido, reunimos uma série de fotografias que ajudam a compreender a importância da presença humana aos espaços públicos das cidades.
Dia Mundial da Arquitetura: projetando para o futuro do habitat humano
O Dia Mundial da Arquitetura, comemorado na primeira segunda-feira de outubro, foi instituído pela Union International des Architects (UIA) em 2005 para “lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva em relação ao futuro do habitat humano” e, não por acaso, coincide com Dia Mundial do Habitat da ONU.
Requalificação de espaços públicos: promovendo conexões humanas nas cidades
O espaço público deve ser uma prioridade na agenda de planejamento urbano de todas as cidades e, dado o contexto mundial atual, representam elementos fundamentais de cidades e bairros. Praças e parques, necessidades inegáveis do tecido urbano, tornaram-se, hoje, mais vitais do que nunca.
Primavera de Tainan / MVRDV
Edifício de Escritórios Tetra para o Instituto de Pesquisa Deltares / Jeanne Dekkers Architectuur
-
Arquitetos: Jeanne Dekkers Architectuur
- Área: 5805 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Krepla