
-
Arquitetos: Díaz y Díaz Arquitectos
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Thermochip, Trinasolar
Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..
Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..
Em Assunção, Paraguai, a XI Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo apresentou hoje os vencedores da seção Panorama das Obras desta edição do evento, "todos fiéis ao espírito da XI BIAU: o habitar, o habitante", segundo a organização.
Entre 997 projetos na América Latina, 17 obras arquitetônicas - predominantemente de uso coletivo - construídas na Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela foram premiadas.
O arquiteto português Manuel Aires Mateus, sócio-fundador do escritório Aires Mateus, ao lado de seu irmão Francisco, foi reconhecido com o Prêmio Pessoa 2017, uma iniciativa do jornal português Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em sua 31ª edição.
O júri do prêmio reconheceu a arquitetura de Aires Mateus como “moderna, abstrata e contemporânea”, no entanto, destaca que sua abordagem "parte de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar”.
Pela terceira vez desde sua fundação em 1993, o Prêmio de Arquitetura Espanhola foi entregue a dois projetos: o Museu das Coleções Reais (Madri) projetado por Mansilla + Tuñón Arquitectos, e o Palácio de Congressos e Hotel em Palma de Mallorca, projetado por Francisco Mangado.
O prêmio entregue bienalmente pelo júri do colegiado superior do Colegio de Arquitectos de España (CSCAE) procura divulgar publicamente a qualidade dos trabalhos arquitetônicos realizados na Espanha e que são considerados dignos de reconhecimento por sua singularidade arquitetônica, sua contribuição inovadora e sua qualidade construída paradigmática " .
Esta semana publicamos que a Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.
Entre os selecionados, há quatro projetos de arquitetos portugueses, com uma Residência, dois Museus e um Edifício Institucional.
Conheça mais sobre cada um dos projetos, a seguir: