Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.
Projetos de escolas e creches para diferentes climas
https://www.archdaily.com.br/br/919239/projetos-de-escolas-e-creches-para-diferentes-climasEduardo Souza
Instituição educativa rural Siete Vueltas / Plan:b arquitectos
https://www.archdaily.com.br/br/913320/instituicao-educativa-rural-siete-vueltas-plan-b-arquitectosClara Ott
Instituição Rural Chaparral / Plan:b arquitectos
https://www.archdaily.com.br/br/798484/instituicao-rural-chaparral-plan-b-arquitectosDaniela Cardenas
Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan B Arquitectos
https://www.archdaily.com.br/br/756302/instituicao-educativa-embera-atrato-medio-plan-b-arquitectosIgor Fracalossi