As cozinhas como conhecemos hoje têm como principal característica a funcionalidade e para isso seu espaço foi historicamente organizado a partir de uma lógica industrial. O desenvolvimento de eletrodomésticos e a definição precisa do layout garantem uma planta funcional e a otimização dos trabalhos na cozinha. Como parte desse layout encontramos as bancadas de trabalho, superfícies horizontais a meia altura que têm múltiplos usos e, portanto, muitas configurações possíveis.
Organização na cozinha: diferentes materiais para sua bancada de trabalho
Apartamento NHO / VOA Arquitetura
-
Arquitetos: VOA Arquitetura
- Área: 145 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Colormix, Pau Pau, Tresuno
Tintas texturizadas em fachadas e interiores: do cimento queimado ao aço corten
Durante séculos, a pintura de fachadas foi uma forma simples e eficaz de adicionar um toque de individualidade a edifícios residenciais e comerciais - especialmente em áreas onde os edifícios são parecidos entre si. Por ser um meio tão fluido, os potenciais do que pode ser alcançado com a pintura são ilimitados - tanto internos quanto externos.
Casa da Serra / Piacesi Arquitetos Associados
Cabana / Liga Arquitetura e Urbanismo
-
Arquitetos: Liga Arquitetura e Urbanismo
- Área: 33 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Deca, Libra Janelas e Portas em PVC, Líder Interiores, Marcato Móveis, Trousseau, +1
Casa WJ / Liga Arquitetura e Urbanismo
A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis
Mobiliários infantils são aqueles - fixos ou móveis - desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-las da forma mais adequada. Seguindo essa linha, podemos identificar dois tipos de móveis: (1) aqueles que facilitam a relação entre o cuidador e a criança e (2) os que permitem que a criança os utilize de forma independente.
A grande diferença entre esses dois tipos é que os primeiros possuem dimensões que se adaptam à ergonomia do adulto e o segundo são projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança, em cada etapa de seu desenvolvimento. Como o crescimento das crianças ocorre de forma relativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionais ou mesmo extensíveis.
Como estimular a autonomia das crianças através da arquitetura e o método Montessori
Maria Montessori começou a desenvolver seu método no início do século XX: trata-se de uma pedagogia científica com o principal objetivo de promover uma educação que contribua positivamente ao desenvolvimento do cérebro da criança, respeitando a individualidade de cada uma delas, estimulando sua autonomia, autoestima e autoconfiança.
Apesar do método ter sido criado no século passado, é agora que a ciência começa a comprovar muitas informações deixadas por Montessori em seu legado. Cada vez mais fala-se sobre aplicá-lo na arquitetura de espaços para as crianças e muito tem-se falado sobre "quartos montessorianos" e sobre a tendência: cama casinha!
Escola Infantil Montessori / Meius Arquitetura + Raquel Cheib Arquitetura
-
Arquitetos: Meius Arquitetura, Raquel Cheib Arquitetura; Meius Arquitetura, Raquel Cheib Arquitetura
- Área: 700 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Criativa, Deca, Formica, Metadil, Smirna, +1