-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 4980 m²
- Ano: 2022
Michel Denancé
Museu Albert Kahn / Kengo Kuma & Associates
Parlamentos ao redor do mundo: projetando a arquitetura dos governos
A arquitetura dos edifícios governamentais está há muito tempo relacionada aos ideais compartilhados pela sociedade que ele representa. Os parlamentos, em especial, são construídos para refletir os objetivos de sua região e representar grupos da comunidade local. Isso resulta em características de projeto singulares, quando se trata de órgãos legislativos. De modo geral, parlamentos incluem vários tipos de assembleias deliberativas, consultivas e judiciais. Ao analisar novos projetos de edifícios governamentais, nota-se que os parlamentos estão se adaptando para refletir a vida contemporânea.
Casa da Cultura GES 2 / Renzo Piano Building Workshop
-
Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
- Área: 20000 m²
- Ano: 2021
Explorando o brise-soleil na França: exemplos aplicados em projetos
A relação entre o envelope do edifício e sua estrutura continua a ser uma peça central da arquitetura. A casca é o que torna os projetos abertos ou fechados, controlando as condições ambientais, a iluminação natural e as vistas. Quer sejam perfurados, ranhurados ou modulares, os brise-soleils são envelopes elegantes, que criam novas condições espaciais. Tal fato é especialmente verdadeiro na França, onde os arquitetos estão repensando a tradição para dar vida a novas estruturas teladas.
Villa M / Triptyque
Reforma Complexo La Poste du Louvre / Dominique Perrault Architecte
-
Arquitetos: Dominique Perrault Architecte
- Área: 32000 m²
- Ano: 2020
21 Projetos em que Kengo Kuma (re)usa materiais de maneiras incomuns
Kengo Kuma utiliza os materiais para se conectar com o contexto local e os usuários de seus projetos. As texturas e formas elementares dos materiais, sistemas construtivos e produtos são expostas e utilizadas em favor do conceito arquitetônico, valorizando as funções que serão executadas em cada edifício.
De vitrines feitas com telhas cerâmicas a painéis que filtram a luz com à luz peneirada criada por chapas metálicas expandidas, passando por um revestimento de poliéster etéreo, Kuma entende o material como um componente essencial que pode fazer a diferença na arquitetura, desde os estágios do projeto. Apresentamos, em seguida, 21 projetos nos quais Kengo Kuma usa e reúsa materiais de construção com maestria.
Inovação em projetos de embaixadas: arquitetura da diplomacia ao redor do mundo
A arquitetura dos edifícios diplomáticos situa-se em um território ambíguo e até certo ponto, contraditório. Procurando equilibrar os imprescindíveis requisitos de segurança e uma máxima abertura e integração com a paisagem, edifícios de embaixadas atuam como símbolos representativos de uma cultura. Em sua essência, edifícios diplomáticos também são concebidos para expressar os principais valores e ideais de uma nação. Atualmente, os projetos de embaixadas necessariamente precisam atender rígidos padrões de segurança, ao mesmo tempo que procuram construir uma conexão física e imaterial com a cultura local específica onde encontram-se inseridos.
Quem já ganhou a RIBA Royal Gold Medal?
Reconhecida como o maior prêmio da arquitetura no Reino Unido, a RIBA Royal Gold Medal for Architecture é aprovada pessoalmente por Sua Majestade, a Rainha, e concedida a um profissional ou grupo de profissionais que tiveram significativa influência, "direta ou indiretamente", no avanço da arquitetura.
Leveza e sensibilidade na obra de Renzo Piano
“Arquitetura é arte, mas uma arte bastante contaminada por muitas outras coisas. Contaminada no melhor sentido da palavra – alimentada, fertilizada por muitas coisas.” – Renzo Piano
O arquiteto italiano Renzo Piano (nascido em 14 de setembro de 1937) é conhecido por sua abordagem delicada e refinada da arquitetura, vista em museus e outros edifícios construídos em diversas partes do mundo. Ao receber o Prêmio Pritzker em 1998, o júri o comparou a Leonardo da Vinci, Michelangelo e Brunelleschi, destacando "sua curiosidade intelectual e habilidade para resolver problemas tão amplas e aguçadas quanto às dos primeiros mestres de sua terra".
MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop
-
Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
- Área: 7150 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: UniFor
100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos
A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança.
Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas.
Centros culturais: 50 exemplos em planta e corte
Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.
Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes.
Central St. Giles Court / Renzo Piano + Fletcher Priest Architects
-
Arquitetos: Fletcher Priest Architects, Renzo Piano Building Workshop; Fletcher Priest Architects, Renzo Piano Building Workshop
- Ano: 2010
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Ceramiche Refin, Hunter Douglas Architectural (Europe)
Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes
Edifícios culturais e corporativos oferecem a oportunidade perfeita para projetar grandes átrios. Esses espaços centrais, projetados para possibilitar o encontro de pessoas ou para ajudar na orientação dentro do edifício, são geralmente amplos e oferecem muita liberdade na etapa de concepção. Escala imponente, escadarias esculturais, materiais nobres e vegetação interna são apenas alguns dos recursos usados para dar vida a esses espaços. Para ajudá-lo com seu projeto, compilamos a seguir 15 átrios e seus desenhos de corte.
The Shard / Renzo Piano Building Workshop
-
Arquitetos: Renzo Piano Building Workshop
- Ano: 2012
-
Fabricantes: Dyson, Giacomini, Lignacite, Orluna, SAS International, +2
Plein Ciel / MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme
-
Arquitetos: MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme; MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme
- Área: 3400 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: PRB, Technal
Sob um Único Teto / Kengo Kuma & Associates
- Ano: 2016
-
Fabricantes: CYMISA, Mivelaz bois