Philippe Ruault

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Casa Fortin / Studio Odile Decq

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Ginásio Henri Fogel / Christophe Rousselle Architecte

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Saint-Nazaire, França

Grafton Architects e Anna Wirz-Justice recebem o prêmio Daylight 2022

No Dia Internacional da Luz, promovido pela UNESCO, o Prêmio Daylight anunciou os vencedores da edição de 2022; Yvonne Farrell e Shelley McNamara da Grafton Architects por sua arquitetura e Anna Wirz-Justice por sua pesquisa. As vencedoras foram elogiadas pela sua exploração contínua e proeminente espírito humanista no que respeita à celebração da luz natural nas suas respectivas obras, permitindo a celebração e a melhoria da qualidade de vida.

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Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios?

Seja se mesclando ou se destacando, incorporando transparência ou solidez, expressando aspereza ou suavidade, uma fachada é o meio pelo qual nos relacionamos com a arquitetura. Ela conta uma história e muitas vezes pode definir o tom para o restante do interior. Mas, além de definir uma experiência puramente visual, a envoltória de um edifício também deve ser prática, durável e ter a capacidade de gerenciar adequadamente as necessidades de iluminação e ventilação natural. Afinal, por ser o ponto de contato com o exterior, é responsável por mitigar os sons e fornecer proteção contra as condições climáticas, como vento, chuva, calor e umidade. Ao projetar uma fachada, é importante considerar um equilíbrio entre desempenho e uma bela estética. É claro que muitos materiais atendem com sucesso a esses critérios. Mas quando se trata de criar um ambiente confortável e cheio de luz, garantindo resistência, facilidade de instalação e versatilidade, as propriedades dos painéis de policarbonato translúcido parecem incomparáveis.

O que é arquitetura neutra em carbono? Termos e estratégias de projeto

Por mais revolucionário que o setor da construção civil possa parecer hoje em dia, ele é atualmente responsável por quase 40% das emissões mundiais de dióxido de carbono, 11% das quais são resultado da fabricação de materiais de construção, como aço, cimento e vidro. Alguns anos depois, após uma pandemia global que acarretou mudanças de rotina e provas incontestáveis da mudança climática, as emissões de CO₂ ainda estão em ascensão, atingindo um máximo histórico em 2020, de acordo com o Relatório da Situação Global de Edifícios e Construção de 2020. Embora muito progresso tenha sido feito por avanços tecnológicos, estratégias e conceitos de projeto e processos de construção, ainda há um longo caminho a percorrer para reduzirmos as emissões de carbono a um mínimo ou quase zero no desenvolvimento de ambientes construídos.

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Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects

Instituto Mines-Télécom / Grafton Architects - Fotografia de Exterior, Edifícios De Escritórios, Fachada
© Philippe Ruault

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  • Arquitetos: Grafton Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Castel Alu, DBS, EURO-ASCENSEURS, Eliez, France Sols, +8

Novo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA

Novo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA - Fotografia de Interiores, Universidade, CadeiraNovo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA - Fotografia de Interiores, Universidade, CadeiraNovo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA - Fotografia de Exterior, Universidade, FachadaNovo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA - Fotografia de Exterior, Universidade, FachadaNovo Campus Urbano da Universidade Bocconi / SANAA - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: SANAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Edifícios à prova de futuro: incorporando a incerteza no processo de projeto

Edifícios à prova de futuro: incorporando a incerteza no processo de projeto - Imagem de Destaque
OMA's transformation of Post Houston. Image © Leonid Furmansky

Por definição, a arquitetura e o urbanismo costumam operam em um território repleto de incertezas. Isso significa dizer que a prática da arquitetura não busca apenas respostas para os problemas conhecidos no presente, mas principalmente soluções para os desafios imprevisíveis do futuro. Como resultado, arquitetos e arquitetas confronta-se constantemente com a ambiguidade do ofício: procurando respostas para questões bastante concretas, ao mesmo tempo que buscam abrir espaço para que novos cenários alternativos e imprevisíveis possam surgir. A incerteza é uma condição inerente não apenas ao campo da arquitetura, mas sobretudo, à sociedade contemporânea. O constante e progressivo processo de transformação nos âmbitos sociais, econômicos e até ambientais em nossa sociedade hoje, nos levam a refletir sobre a importância da incerteza no pensar e fazer arquitetura no tempo presente. Pensando nisso, apresentaremos a seguir uma série de abordagens em arquitetura que nos convidam a refletir sobre tudo aquilo que é incerto, e como a imprevisibilidade pode ser útil ao projetar espaços e cidades para o futuro.

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Translucidez e materiais aparentes: breve análise das soluções de Lacaton & Vassal

Paulo Mendes da Rocha fala, frequentemente, que a função da arquitetura nada mais é do que “amparar a imprevisibilidade da vida”. Assim como uma moldura, que destaca e, principalmente, direciona o olhar do observador ao objeto principal, espaços dão suporte à vida cotidiana, aos encontros, à paisagem. A frase do arquiteto brasileiro combina bem com a forma que o escritório Lacaton & Vassal trabalha. A premiação do casal francês levanta algumas questões sobre como suas escolhas são precisas para o momento atual que vivemos no mundo. Isso abrange a filosofia do seu trabalho, as soluções projetuais adotadas e a paleta de materiais.

New European Bauhaus abre chamada de ideias para o futuro do ambiente construído

Em setembro passado, a União Europeia lançou a New European Bauhaus, uma iniciativa destinada a transformar o ambiente construído em algo mais sustentável e com maior valor social. O projeto, moldado por meio de um processo de co-design sem precedentes, convida agora arquitetos, estudantes, especialistas e cidadãos a compartilhar ideias, exemplos e desafios que ajudarão a definir as etapas concretas do movimento.

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Estufas como espaço de convivência entre a natureza e os seres humanos

Pesquisadores apontam que "proto-estufas" surgiram por conta da vontade do Imperador romano Tibério (42 a.C. a 37 dC) de comer pepinos todos os dias do ano. Como no inverno era impossível cultivar o vegetal na Ilha de Capri, seus jardineiros desenvolveram camas montadas sobre rodas que se moviam para o sol e nos dias de inverno eram postas sob uma cobertura translúcida feita de Selenita (uma variedade de gipsita bem cristalizada e com aparência vítrea). Mas a produção de estufas em grande escala tornou-se mesmo possível após a Revolução Industrial e com a disponibilidade de folhas de vidro produzidas em massa. Desde então, elas têm sido utilizadas para cultivar alimentos e flores, conformando um microclima adequado às espécies vegetais mesmo em locais com climas severos. Mas em alguns casos, essas condições internas também podem ser interessantes para os espaços de vida. A recente premiação de Lacaton & Vassal reacendeu esse assunto. Como é possível criar estufas que possam ser boas para humanos e plantas?

Habitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal

Habitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal - Fotografia de Exterior, InterioresHabitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal - Fotografia de Exterior, InterioresHabitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal - Fotografia de Exterior, Interiores, FachadaHabitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal - Fotografia de Interiores, Interiores, PortaHabitação Estudantil e Social Ourcq Jaures / Lacaton & Vassal - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Lacaton & Vassal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal

23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal - Habitação Coletiva23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal - Habitação Coletiva23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal - Habitação Coletiva23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal - Habitação Coletiva23 Unidades Habitacionais Semi-Coletivas / Lacaton & Vassal - Mais Imagens+ 29

Vídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse

Em seu vídeo mais recente, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu e o cineasta Arata Mori levam os espectadores em um passeio virtual pelo Centro de Convenções e Exposições MEETT, o novo parque de exposições de grande escala de Toulouse, projetado pelo OMA. O filme constrói uma narrativa sobre este projeto que transita nos limites entre arquitetura, infraestrutura, masterplan e espaço público.

Vídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse - Cinema E ArquiteturaVídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse - Cinema E ArquiteturaVídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse - Cinema E ArquiteturaVídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse - Cinema E ArquiteturaVídeo de Laurian Ghinitoiu e Arata Mori explora o novo projeto do OMA em Toulouse - Mais Imagens

Centro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA

Centro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA - Fotografia de Interiores, Espaço De Exibições Centro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA - Fotografia de Interiores, Espaço De Exibições , EscadaCentro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA - Fotografia de Exterior, Espaço De Exibições Centro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA - Fotografia de Interiores, Espaço De Exibições , FachadaCentro de Convenções e Exposições MEETT Toulouse / OMA - Mais Imagens+ 27

Dia Mundial da Arquitetura: projetando para o futuro do habitat humano

O Dia Mundial da Arquitetura, comemorado na primeira segunda-feira de outubro, foi instituído pela Union International des Architects (UIA) em 2005 para “lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva em relação ao futuro do habitat humano” e, não por acaso, coincide com Dia Mundial do Habitat da ONU.

Como funciona uma parede Trombe?

O aquecimento solar existe na arquitetura desde os tempos antigos, quando as pessoas usavam paredes de adobe e pedra para reter o calor durante o dia e liberá-lo lentamente à noite. Em sua forma moderna, no entanto, o aquecimento solar foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1920, quando arquitetos europeus começaram a fazer experiências com métodos solares passivos em habitações em massa. Na Alemanha, Otto Haesler, Walter Gropius e outros projetaram os apartamentos esquemáticos Zeilenbau, que otimizavam a luz solar e, após a importação das "habitações heliotrópicas" aos EUA, a escassez de combustível em tempo de guerra durante a Segunda Guerra Mundial rapidamente popularizou o aquecimento solar passivo. Variações desse sistema proliferaram em todo o mundo, mas foi somente em 1967 que a primeira parede Trombe foi implantada pelo arquiteto Jacques Michel em Odeillo, França. Batizado em homenagem ao engenheiro Felix Trombe, o sistema combina vidro e um material escuro que absorva calor para conduzi-lo lentamente para dentro da casa.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

Dentro do conjunto de debates no campo da arquitetura, a relação entre o desenvolvimento projetual e a educação – especialmente infantil – tem ganhado destaque. A relação entre o campo da arquitetura junto à sociologia e filosofia, por exemplo, é notória. Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, discussões entre estes campos são imbuídas projetualmente como instrumento potencializante das relações entre espaço e usuário. Quando pensamos especificamente na tipologia educacional dedicada a crianças, tomamos mecanismos que vão muito além de questões físicas de ergonomia, mas pensamos na arquitetura como ferramenta educacional.