Há sentido em projetar parques verdes em cidades desérticas como Casablanca, Dubai ou Lima? A princípio sim, por que eles fornecem frescor e vegetação a seus cidadãos, no entanto, é necessário considerar o descarte dos ecossistemas característicos das regiões, além dos altos custos de manutenção e da constante luta pela disponibilidade hídrica.
Como a arquitetura respondeu às mudanças climáticas em 2019
Ao longo dos últimos 12 meses, a comunidade arquitetônica criou respostas muito diversas à eminente emergência climática. Desde propostas inovadoras que abordam o desenho de cidades saudáveis e sustentáveis, até ações políticas coletivas, o ano de 2019 testemunhou uma mobilização contínua de ideias, opiniões e ações sobre como a arquitetura pode ser usada como uma ferramenta para ajudar o planeta.
Por que mitigar ao invés de reconstruir? O exemplo da resiliência chilena
O Chile é um país acostumado tanto com desastres naturais quanto com processos de reconstrução. No entanto, a frequência desses ciclos tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o Ministério do Interior, 43% de todos os desastres naturais registrados no Chile desde 1960 ocorreram entre 2014 e 2017. Inclusive o governo já está envolvido em vários processos de reconstrução em todo o país.
Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018
A oitava edição do Prêmio Mayor 2018, no Chile, concedeu o principal prêmio ao arquiteto chileno Teodoro Fernández, autor de projetos metropolitanos, como o parque Bicentenário em Santiago, e o parque urbano Kaukari em Copiapó.
Na cerimônia realizada na Escola de Arquitetura da Universidade Mayor (Santiago) em 8 de novembro, o vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura em 2014 refletiu precisamente sobre o espaço aberto. "Os projetos entram em processos de crescimento e deterioração que são muito mais longos e mais profundos do que em outras áreas." Entender isso é fundamental, e há exemplos na arte, como quando Marcel Duchamp permite que a poeira, que é finalmente a passagem do tempo, faça parte de seu trabalho "O Grande Vidro". Esse é o equilíbrio de ideias que tem de ser buscado por um espaço nas cidades", disse Fernandez.
Edifício Hamlet / PARALELA + LB2
Detalhes construtivos de arquitetura em pedra
No decorrer da história, o uso da pedra constituiu um componente indiscutível na construção do habitat e na produção de símbolos, devido a sua capacidade de ser transformada e de perdurar no tempo.
A considerável variedade de tipos e formas de distribuir as pedras nos permitiu selecionar 6 projetos que evidenciam o potencial uso desse material.
Veja uma compilação de 6 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso da pedra.
Edifício ONEMI / Teodoro Fernández Arquitectos
Parque Urbano Kaukari / Teodoro Fernández Arquitectos
Casa Costa Cachagua / Iván Vial Montero
-
Arquitetos: Iván Vial Montero
- Área: 349 m²
- Ano: 2007
Edifício MOPTT La Serena / Teodoro Fernández Arquitectos
- Área: 10000 m²
- Ano: 2005
-
Fabricantes: Hunter Douglas, American Seating, Deca, Fanaloza, Forbo Flooring Systems, +3