-
Arquitetos: LUMIA, studio ARGUS
- Área: 740 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: EMU Group, Schüco ADS 65, Schüco FWS 50 SG
Terje Ugandi
Rua da Galeria Fahle / LUMIA + studio ARGUS
Casa do peregrino em Vastseliina / KAOS Architects
-
Arquitetos: KAOS Architects
- Área: 420 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Barthelme, KHIS, Riksen, Saint-Gobain, Viabizzuno, +1
7 Tendências em madeira para acompanhar em 2020
A história da construção em madeira remonta ao período neolítico, ou potencialmente até mais cedo, quando os humanos começaram a usar madeira para construir abrigos a partir de pequenas peças. O surgimento das primeiras ferramentas de pedra polida, como facas e machados, tornou o manuseio da madeira mais eficiente e preciso, aumentando a espessura das seções de madeira e sua resistência. Ao longo das décadas, a aparência rústica dessas primeiras construções tornou-se cada vez mais ortogonal e limpa, como resultado da padronização, produção em massa e o surgimento de novos estilos e estéticas.
Hoje estamos vivendo outro momento seminal na evolução da madeira. Nutridas e fortalecidas pelos avanços tecnológicos, novos sistemas de pré-fabricação e uma série de processos que aumentam sua sustentabilidade, segurança e eficiência, as estruturas de madeira estão surgindo nos skylines das cidades e, por sua vez, estão reconectando nossos espaços interiores à natureza através do calor, textura e beleza da madeira. Para onde esse caminho nos levará? Abaixo, analisamos 7 tendências que sugerem que esse progresso deve continuar, aumentando as capacidades e a altura dos prédios de madeira nos próximos anos.
Fachadas de borracha: arquitetura maleável e uniforme
Na maioria das vezes, a borracha não é considerada um material de construção convencional - pelo menos não na mesma extensão que materiais como madeira, concreto ou vidro. Mas a borracha é comumente usada em interiores para pisos de cores ou brilho extraordinários, e ainda mais inesperadamente para fachadas com aspectos exclusivos ou efeitos de acolchoamento. Essa funcionalidade é motivada por vantagens exclusivas, como suavidade, elasticidade, durabilidade e consistência de cores.
Estádio Pärnu / Kamp Arhitektid
- Área: 2500 m²
Restaurante Noa / Kamp Arhitektid
-
Arquitetos: Kamp Arhitektid
- Área: 544 m²
- Ano: 2014
Casa NOA / Jaanus Orgusaar
-
Arquitetos: Jaanus Orgusaar
- Área: 22 m²
- Ano: 2010