Toshinari Soga (studio BAUHAUS)

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Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças

Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças - Mais Imagens+ 16

É inquestionável que os ambientes influenciam diretamente no comportamento e nas emoções de seus usuários. Estima-se que os seres humanos passem cerca de 90% de seu tempo de vida em espaços internos, por isso é tão importante que eles favoreçam positivamente nossa capacidade cerebral. Um termo específico para relacionar os estímulos que o cérebro recebe dependendo do ambiente em que está é neuroarquitetura. Diversos estudos têm sido publicados sobre esse tema, a maioria sobre o impacto em ambientes de trabalho. Este artigo pretende abordar sobre esse conceito, enfatizando sua importância no projeto de espaços destinados a crianças na primeira infância.

Pedagogia Pikler na arquitetura: jogos de madeira e espaços de liberdade

Emmi Pikler era uma pediatra húngara que introduziu, nos anos pós segunda grande guerra, uma nova filosofia sobre o cuidado e aprendizado durante a primeiríssima infância (crianças até 3 anos). Foi depois do nascimento de seu primeiro filho que decidiu iniciar um experimento: 'o que acontece quando se permite que a criança se desenvolva livremente?'. Os resultados observados culminaram na introdução de uma nova metodologia.

A abordagem Pikler segue o procedimento de observar o livre desenvolvimento da criança utilizando como ferramentas o cuidado com a saúde física, o afeto, o respeito à individualidade e a autonomia de cada criança. Seguindo essa lógica, torna-se desnecessária alguma estimulação ou intervenção por parte do adulto. Para que a criança possa vivenciar o espaço com liberdade de movimentos, alguns cuidados devem ser tomados na preparação desses ambientes.

Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos

Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos - Mais Imagens+ 66

O ambiente em que habitamos nos influencia diretamente. Quando pensamos nas crianças, é sempre desejável que consideremos que este ambiente seja seguro, acessível e, ao mesmo tempo estimulante, para que eles possam se mover e se desenvolver livremente sem colocar sua integridade física em perigo. Já falamos em outra oportunidade sobre como criar playgrounds dentro de casa, mas hoje, decidimos reunir uma série de exemplos que usam o calor e a versatilidade da madeira para criar interiores interativos, criativos e divertidos para as crianças.

Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar?

Banheiros coletivos para crianças: O que considerar ao projetar? - Mais Imagens+ 9

É bastante comum usar o termo acessibilidade ao projetar espaços para pessoas com necessidades especiais ou para idosos. No entanto, para garantir um design universal eficaz para as crianças, é imprescindível conhecer e focar em suas necessidades específicas, com base em ergonomia, segurança, iluminação natural e artificial, cores e acessórios. Neste artigo, abordaremos os parâmetros mais importantes a serem considerados ao especificar dimensões e materiais em banheiros coletivos para crianças pequenas.

Jardim de Infância EZ / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo

Jardim de Infância EZ / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1016
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bozo, GANTAN BEAUTY INDUSTRY, KIDS DESIGN LABO, Puppy Kids Chair, Runon

Escola Primária e Sendária KB / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo

Escola Primária e Sendária KB / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro + Kids Design Labo - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Kids Design Labo, Youji no Shiro; HIBINOSEKKEI, Kids Design Labo, Youji no Shiro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5856
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bozo, GANTAN BEAUTY INDUSTRY, KIDS DESIGN LABO, Nuprotec

Projetos de escolas e creches para diferentes climas

Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.

Jardim de Infância SMW / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

Jardim de Infância SMW / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro; HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  822
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KIDS DESIGN LABO

Creche HN / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro

Creche HN / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro; HIBINOSEKKEI, Youji no Shiro
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GANTAN BEAUTY INDUSTRY, ICHIKAWAYA, KIDS DESIGN LABO, Shelter, Solso