Funcionais e simbólicas: claraboias circulares em residências e edifícios públicos
Durante a primeira metade do século II dC, um dos edifícios mais emblemáticos da história da arquitetura foi erguido em Roma: o Panteão de Agripa. Sua principal característica é uma cúpula de concreto arrematado em uma abertura central perfeitamente redonda. Este óculo deu início a uma série de projetos posteriores que destacaram o valor das aberturas circulares, replicadas como claraboias envidraçadas e como elementos de composição em fachadas, evoluindo, por exemplo, em direção às rosáceas detalhadas e coloridas das antigas basílicas góticas. Em todas as suas configurações, o óculo (do latim Oculus, que significa olho) apresenta-se com um simbolismo que vai além da janela tradicional: sua projeção luminosa marca graciosamente a passagem do tempo, tornando-se um marco que permite um destaque solene espaço ou elemento arquitetônico.
Casa V / Daffonchio & Associates Architects
-
Arquitetos: Daffonchio Architects
- Área: 1100 m²
- Ano: 2015
Como projetar uma piscina de borda infinita?
Há poucas coisas que nos fascinam mais que o mar. Sua contemplação suscita um sentimento de paz e suas cores, texturas, movimentos e amplitude proporcionam um efeito cientificamente comprovado de relaxamento no nosso sistema nervoso. Acima de tudo, nos faz perceber o quão pequenos somos ante o universo. Não é por acaso que uma casa de frente para o mar seja um sonho de consumo para muitos. E com uma piscina logo à frente, nem se fala. As piscinas de borda infinita brincam com esse sentimento de infinitude do mar com o céu. Através de um jogo inteligente de planos e níveis, criam uma ilusão de ótica que deixa qualquer um boquiaberto, fazendo com que a água da piscina pareça se fundir com o horizonte, transbordando em uma ou mais bordas. Mas antes de planejar sua foto no Instagram com uma taça de espumante na mão, é interessante entender como elas são construídas.
Pavilhão de Academia Privada e Unidade para Hóspedes / Malan Vorster Architecture Interior Design
Casa na Árvore / Malan Vorster Architecture Interior Design
-
Arquitetos: Malan Vorster Architecture Interior Design
- Área: 117 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: COR-TEN, Hakwood, western red cedar
Capela Bosjes / Steyn Studio
-
Arquitetos: Steyn Studio
- Área: 430 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: PERI, PG Smartglass, Shotcrete :, Sika, Terrazzo & Marble
Residência Dilido / SAOTA
A versatilidade dos muros de gabião: de obras de infraestrutura a mobiliários urbanos
Muito utilizados em obras de infraestrutura, os muros de gabião são constituídos por gaiolas metálicas conformadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados, de modo que resistam às intempéries por um extenso período de tempo, livres de oxidação. Internamente são preenchidos por pedras de diferentes tamanhos, tornando-se uma estrutura permeável.
Arquitetura da democracia: 6 novos projetos culturais na África do Sul
Multiculturalismo é um termo que atravessa qualquer narrativa histórica e cultural referente à África do Sul. Com a sua arquitetura não poderia ser diferente, uma mistura de tradições e técnicas construtivas vernaculares, modernismo e novas tecnologias. Atualmente, a arquitetura contemporânea sul-africana está ganhando cada dia mais visibilidade no cenário internacional, estruturas que exploram novas abordagens e experimentam diferentes estratégias formais e espaciais em um contexto histórico e cultural vibrante e diverso.
Residência Boma / SAOTA + ARRCC + OKHA
Edifício 78 Corlett Drive / Daffonchio and Associates
-
Arquitetos: Daffonchio Architects
- Área: 785 m²
- Ano: 2018