De 140 arquitetos considerados, apenas 12 foram selecionados para concluir o projeto para a nova sede da Fundação Nobel, um Nobel Center em Blasieholmen, em Estocolmo. A seleção claramente europeia, discriminada "pelo projeto e pelas habilidade artísticas, e também pela experiência de trabalho em ambientes urbanos complexos", inclui grandes nomes da arquitetura - como BIG, David Chipperfield Architects, Herzog & de Meuron e OMA. Os únicos não-europeus que completam a lista são os sócios do SANAA, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.
Veja a lista completa dos selecionados e mais informações sobre o concurso a seguir.
Os 12 selecionados
Kim Herforth Nielsen – 3XN, Dinamarca
Bjarke Ingels e David Zahle – BIG, Dinamarca
David Chipperfield – David Chipperfield Architects, Inglaterra/Alemanha
Jaques Herzog, Pierre de Meuron e Ascan Mergenthaler – Herzog & de Meuron, Suíça
Johan Celsing – Johan Celsing Arkitektkontor, Suécia
Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal – Lacaton & Vassal Architectes, França
Lene Tranberg – Lundgaard & Tranberg Arkitekter, Dinamarca
Marcel Meili e Markus Peter – Marcel Meili, Markus Peter Architekten, Suiça
Rem Koolhaas e Ellen van Loon – OMA, Holanda
Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa – SANAA, Japão
Kjetil Thorsen – Snøhetta, Noruega
Gert Wingårdh – Wingårdhs arkitekter, Suécia
Declaração à imprensa:
Na segunda fase do concurso, os arquitetos deverão desenhar o edifício que será a nova sede do Prêmio Nobel em Estocolmo. O edifício abrigará a Fundação Nobel, juntamente com as atividades associadas que a fundação incentiva com pesquisas, esforços em educação, exposições e mídia digital. A nova sede possuirá salas abertas ao público ara exibições, conferências científicas, encontros e eventos, bem como uma biblioteca, restaurante, café e loja de conveniência. Há a ambição de que o Nobel Center se transforme em uma das maiores atrações de Estocolmo.
Os critérios para a seleção dos arquitetos incluem o projeto, a linguagem e a experiência em situações urbanas complexas em que o contexto histórico e o ambiente natural devem ser considerados com sensibilidade. Além disso, questões práticas foram consideradas como o conhecimento dos arquitetos para desenvolverem o projeto em estreita cooperação com o cliente, ao longo de um processo de planejamento e aplicando a experiência em coordenar construções que respeitem o orçamento previsto. Os nomes dos membros do júri serão divulgados com o início do concurso.
Via Nobel Foundation