O artista e designer Damien Chivialle, da Cootainer, transformou uma série de contêineres de cargas em unidades agrícolas urbanas (UFU). São pequenas granjas onde os moradores locais podem colher vegetais orgânicos, frutas e peixes. As UFUs incluem hidroponia e estufas servindo como centros de pesquisa para desenvolver novas formas de cultivar alimentos no meio urbano.
Mais informações e imagens a seguir.
Os contêineres são baseados em um complexo sistema de hidroponia para permitir fazer funcionar os processos agrícolas. Cada um deles contém dois metros cúbicos de água onde as bactérias transformadas em minerais dos resíduos de peixes funcionam como um adubo natural para as plantas.
Atualmente, há UFUs construídos em Zurique, Bruxelas e Berlim e um blog online ajuda os agricultores a compartilhar suas experiências, aprendendo uns com os outros.
Além disso, estas instalações arquitetônicas permitem que se reduzam as distâncias que nossa comida percorre antes de chegar aos nossos pratos. Mas muito mais que isso, os contêineres proporcionam um espaço para a experimentação agrícola comum, fomentando o cultivo em comunidade.
Via Inhabitat