A primeira torre a ser concluída do escritório Zaha Hadid Architects, a sede da CMA CGM em Marselha, França, é fortemente notável por sua forma vertical.
Como as impressionantes imagens de Hufton + Crow mostram, os volumes peculiares da torre (criados a partir de vetores graduais centrípetos) convergem suavemente e curvam-se delicadamente criando um "arco metálico elegante que aos poucos se eleva e converge para o céu em uma geometria vertical dramática".
Leia mais sobre a sede da CMA CGM Headquarters após o intervalo.
Segundo o site do escritório Zaha Hadid Architects: “Os perfis curvilíneos sobre as fachadas externas funcionam junto com o núcleo do edifício, proporcionando uma estrutura rígida e uma noção de movimento desta completamente nova tipologia de torre”.
No entanto, apesar da forma vertical a torre ser o grande destaque deste projeto, deve-se destacar também a dinâmica criada no térreo do edifício. Situada em um local movimentado, próxima a um viaduto de tráfego intenso e sobre uma convergência de instalações do transporte público, a porção mais próxima ao térreo da torre se estende horizontalmente, de forma a "relacionar-se com a intensa energia horizontal do pedestre, do carro, do Tram e dos transportes no nível do solo".
Com sua marcante presença de 142,8 metros de altura, a torre tornar-se-á, sem dúvida, um marco icônico na paisagem de Marselha, e ainda a sede manter-se-á em estreito diálogo com a cidade:
“A estratégia peculiar do projeto da nova sede da CMA CGM divide o volume em dois fragmentos menores que se únem de forma a manter a uniformidade integral da torre mas com elementos de projetos que melhorem sua relação com a cidade de Marselha”.