Um grupo de estudantes da Universidade de Newcastle, em parceria com arquitetos e engenheiros, construiu um café pop-up inteiramente feito de caixas e restos papelão. O Trash-Café, como é chamado, faz parte de uma iniciativa de reciclagem da universidade, que tem como objetivo divulgar a consciência ambiental entre os jovens designers e incentivá-los a usar materiais sustentáveis.
Mais informações e imagens abaixo.
Ao fim de seu propósito dentro da universidade, as cadeiras de garrafas PET e paredes divisórias de papelão serão desmontados e embalados para serem transferidos para outros lugares em Newcastle. O material residual foi coletado por 18 estudantes de pós-graduação que trabalharam com engenheiros para projetar os elementos básicos da cafeteria.
Financiado pelo Conselho de Pesquisa de Ciências de Engenharia e Física (EPSRC) e cocebido pelos professores de engenharia civil Stephanie Glendinning, Mark Powell e o diretor de arquitetura Graham Farmer, o projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a repensar sua relação com o lixo e as embalagens dos produtos.
"Trata-se de utilizar o material que normalmente é considerado lixo e convertê-lo em algo de valor", explica o Dr. Powell, um dos autores do projeto.
OTrash-Café foi inaugurado mês passado no campus principal da Universidade de Newcastle, no novo lobby de Belas Artes. Os visitantes puderam desfrutar de uma xícara de café ao som da banda "Junk Agency", que faz música com CDs e cassetes descartados.
Vía Inhabitat