O escritório gt2P, em colaboração com Den Herder Production House (DHPH), desenvolveu a Coleção de Luminárias Vilú, que faz parte do projeto "No espaço de nossos objetos". Por que fazer objetos? Como eles participam no espaço? O que eles nos oferecem? Criar objeto nos ajuda a criar uma arquitetura mínima. Além disso, eles participam no espaço, o definem funcionalmente e intensificam as situações. Nos permitem ainda transmitir uma ideia, aprender maneiras de fazer e testar processos.
Mais informações, a seguir.
https://vimeo.com/63451302
Para nós, na vida não há situações padrão. Sendo assim, os padrões devem ser simbólicos e as situações fora do padrão, contextuais. As luminárias Vilú possuem bordas externas que criam as curvas de sua origem. Neste caso, inspiram-se no mito da origem do arquipélago de Chiloé.
No sul do Chile, é possível encontrar vários mitos que explicam a origem de tudo que há ao redor... um refere-se somente à sua geografia desmembrada. Segundo ele, esta surgiu depois da grande batalha entre duas forças poderosas: Cai-cai Vilu, o Espírito das Águas e Tren-tren Vilu, o Espírito protetor e da Sabedoria. Enquanto um aumentava o nível da água, o outro elevava o da terra. Eles lutaram até encontrar o equilíbrio que forma o arquipélago como conhecemos hoje.
As luminárias sugerem uma ação. O espaço iluminada propõe um diálogo entre as pessoas e somente quem participa desta ação integra-se à sua espacialidade interior. Vilu é um espaço de luz onde encontra-se a simbologia tradicional e o "feito digitalmente à mão". Trata-se de uma coleção baseada em mitos locais parametrizada para serem levados ao mundo.
Este trabalho será exposto no Spazio Rossana Orlandi durante a Design Week de Milão 2013.
Intere-se do processo de produção aqui
Projeto: gt2P
Colaboradores: DHPH
Nome: Vilu Light Collection
Materiais:Alumínio
Dimensões: Variáveis