O coletivo Basurama se dedica desde 2001 à gestão e produção de manifestações culturais variadas. Seus projetos enfatizam a importância do espaço público como ponto de encontro e interação nas cidades, propiciando a transformação social mediante estratégias lúdicas e participativas junto da necessidade de prolongar a vida útil de certos materiais para que estes não terminem no lixo.
A última intervenção do coletivo foi nomeada “A Cidade É Para Brincar. Sou Criança De 0 a 99 Anos” e ocorreu na Virada Cultural 2013 de São Paulo, no final de maio de 2013. Saiba mais na continuação.
Em um dos pontos mais privilegiados da cidade de São Paulo, no Viaduto do Chá, o coletivo Basumara instalou sua intervenção: “A Cidade É Para Brincar. Sou Criança De 0 a 99 Anos”. Presenteando o Vale do Anhangabaú com cores, sorrisos e um ar mais lúdico meio ao festival.
Os balanços foram feitos de pneus que estavam abandonados e cortados pela metade. Através de longas cordas estes foram colocados no vão do Viaduto do Chá, acompanhados de bandeiras coloridas que, além de ampliar a sensação de movimento, se destacavam sob a estrutura cinza do viaduto, colorindo o centro paulista.
Ainda em abril de 2013, o coletivo já havia feito uma intervenção semelhante, também em São Paulo, no Elevado Presidente Costa e Silva, conhecido como Minhocão. Intitulada “Balançar, eu adoro!”, a instalação fazia parte do Parque de Diversões Minhocão e contou com a parceria de mais dois coletivos (MUDA e Sociedade Anônima) em sua criação. Aqui os balanços receberam o nome de “Poltrona de Pneus” e seus criadores disponibilizam neste link as instruções necessárias para você criar o seu próprio brinquedo.
Em ambos os locais, crianças, adultos e idosos se revezavam para desfrutar dos balanços em meio à cidade. A instalação pode ser interpretada como um manifesto que é criado através de seu gesto, o qual nos ensina como a cidade pode ser explorada de formas alternativas e lúdicas, entregando a seus cidadãos novas experiências que rompem a rotina a qual estão acostumados.