O projeto Strawscraper, dos arquitetos do Belatchew Architecture Lab, é um arranha-céu revestido por "fios" que busca aproveitar a energia do vento para produzir energia. Com a ideia de levar os parques eólicos à cidade - sem necessidade de grandes turbinas - o edifício propõe a utilização de uma fachada cinética que transforma o movimento do vento em eletricidade.
Mais informações e imagens a seguir.
O sistema utiliza a tecnologia piezoelétrica, que transforma o movimento em eletricidade e permite seu armazenamento para uso posterior. Segundo a proposta, o movimento leve dos "fios" do edifício é seguro para aves e seres humanos, e não é ruidoso como as turbinas tradicionais. A ideia é que suas fachadas em movimento sejam também uma contribuição à cidade, normalmente estática.
O arranha-céu é a renovação de uma torre existente em Estocolmo, concluída em 1997. O arquiteto encarregado foi afastado do projeto em meados da construção, e assim o Belatchew Labs interveio para dar vida ao edifício, com um novo aspecto e uma nova tecnologia que pode ser uma real contribuição sustentável à cidade.
Vía Inhabitat