Vencedor do Concurso Transitarte - Paradise Lost / PKMN Architectures.

PKMN [pacman] Architectures é um escritório e um coletivo fundado em Madrid em 2006 por quatro jovens arquitetos de diferentes partes da Espanha. Comprometidos com a contínua pesquisa dos temas de cidadania, identidade ou comunicação e, juntamente com a sua participação ativa através de inovadoras ações e intervenções urbanas que envolvem diferentes grupos sociais e vinculam o local as novas tendências contemporâneas, conseguiram, em um curto espaço de tempo, tornar-se uma referência inquestionável no cenário atual da arquitetura e paisagem, necessário para a compreensão dos novos processos sociais. Paradise Lost_another plastic techno utopia é a proposta com que Transitarte venceu o concurso organizado pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes, o primeiro concurso online de arquitetura com o intuito de trazer a arte contemporânea para áreas que precisam de infra-estrutura expositiva adequada.

 Vencedor do Concurso Transitarte - Paradise Lost / PKMN Architectures. - Mais Imagens+ 5

© Javier de Paz

Para este fim, o estúdio desenvolveu uma proposta rápida, de fácil montagem, com possibilidades versáteis de crescimento. Um módulo triangular que permite um vasta gama de possíveis organizações gera morfologias livres para adaptar-se melhor aos diversos locais em que serão implantados.

A proposta também reflete sobre as relações das diversas disciplinas envolvidas no âmbito da criação contemporânea. Novamente, esta pesquisa suscita perguntas como onde definir as fronteiras entre as práticas artísticas e arquitetônicas, as quais, longe de definirem-se, são cada vez mais difusas.

© Javier de Paz

O "Grid Universal" que o Superstudio propunha no início dos anos 70, não foi capaz de restaurar a Paradise Lost elogiada por John Milton, onde um dos idílicos Adão e Eva passeavam nus sob as copas das árvores. Uma malha de energia e informação ortogonal concorrendo com a nuvem multidiredional que durante anos abrigou o povo judeu em sua peregrinação pelo deserto, uma nuvem que convertia as casas-tiendas em puro artificio, uma vida sem objetos.

A malha triangular representa a capacidade de adaptação ao novo contexto urbano, multiplicando as possíveis direções no espaço. O abrigo da tienda é suprimido por uma nuvem/bosque de plástico suspensa por ventiladores, como para coroar uma nova capital de um futuro de ordem clássica low-Tech. A nuvem e o bosque constroem uma estrutura pneumática temporária para equipar um festival urbano como uma nova oportunidade para uma nova perversão natural de procura deste estado mitológico, ao qual representa a Lost Paradise.

Um oportunidade perdida novamente?

PARADISE LOST from PKMN [pac-man] on Vimeo.

A grande quantidade de propostas recebidas é uma amostra do alto número de arquitetos prontos e dispostos à procura de oportunidades que lhes permitam continuar na profissão, em que trabalham duro para conseguir designações reais para manter-se ativos. Na expo online é possível ver as outras propostas premiadas.

© Javier de Paz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Buey, María. " Vencedor do Concurso Transitarte - Paradise Lost / PKMN Architectures." [Paradise Lost / PKMN Architectures. Primer premio del concurso Transitarte] 07 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-125567/vencedor-do-concurso-transitarte-paradise-lost-slash-pkmn-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.