Após meses de competição, debate e uma boa controvérsia (da parte dos políticos de Miami), o OMA e o South Beach ACE venceram o escritório BIG com seu projeto para o Centro de Convenções de Miami.
Apesar dos esforços de última hora dos políticos para manter o drama (incluindo uma apresentação sobre a suposta superioridade do projeto do BIG, devido aos custos mais baixos) e mesmo a surpreendente revelação de que as negociações com as equipes haviam sido gravadas (presumimos que para monitorar possíveis corrupções, já que existem acusações de compra de votos), a Comissão aprovou a equipe South Beach ACE ao invés da equipe Portman-CMC (da qual o BIG faz parte) com cinco votos contra dois.
O empreendimento de 52 acres com diversificados usos não apenas incluirá um novo e icônico centro de convenções e um hotel, mas revitalizará esta área subutilizada de Miami Beach com uma rede de espaços verdes que se integram no tecido urbano de Miami. Shohei Shigematsu, responsável pelo projeto, e Rem Koolhaas comentaram: "Estamos muito contentes por termos sido escolhidos para desenvolver um dos mais significativos distritos dos EUA. Nosso projeto reintegrará o centro de convenções vital para Miami com seu entorno, oferecendo novos equipamentos, além de ampliar as características desta vibrante cidade."
Mês passado a equipe ArchDaily entrevistou Shohei Shigematsu, que falou sobre o projeto para Miami. Dê uma olhada nesta entrevista e no vídeo da proposta a seguir...
O orçamento de US$ 1 bilhão, dos quais US$ 600 milhões são dinheiro público oriundo do aumento de alguns impostos, está para ser negociado, portanto, o destino do projeto é ainda incerto. Entretanto, assumindo-se que o orçamento seja aprovado, o centro de convenções e hotel devem ser inaugurados ao público em 2018.
Via Miami Herald