Um grupo de estudantes japoneses da Universidade de Waseda projetaram e construíram uma inovadora casa de palha aquecida através de compostagem agrícola. Durante os meses frios, a palha seca se converte em adubo para a calefação, e os odores resultantes deste processo são manejados através do método japonês bokashi. O composto natural pode gerar até 30º C de calor durante até 4 semanas.
Mais informações e imagens a seguir.
O projeto, denominado "Uma receita para viver", se localiza na cidade costeira de Taiki-cho, em Hokkaido. Os autores são os estudantes Masaki Ogasawara, Keisuke Tsukada e Erika Mikami, que conceberam a casa de acordo com os ciclos naturais da cidade, que desperdiça uma grande quantidade de palha devido à indústria leiteira.
Durante os meses de verão, a palha seca dentro de prateleiras transparentes que conformam as paredes e que servem como "painéis de proteção térmica". No inverno, a palha se converte em combustível para a produção de calor através de fermentação microbiana.
As paredes revestidas de palha poder ser modificadas algumas vezes por ano, proporcionando um sistema natural de aquecimento e resfriamento que requer energia zero. "A Recipe To Live" foi o projeto vencedor do concurso LIXIL* International University Architectural Competition 2011.
Via Inhabitat