A cidade austríaca de Graz possui seu próprio museu de arte, e um bastante singular, diga-se de passagem. Projetado por Sir Peter Cook e Colin Fournier, o Museu Kunsthaus Graz - conhecido dentre os locais como o "alien amigável" - é um marco arquitetônico no centro da cidade que age como uma ponte entre o histórico e o moderno.
Apesar da forte imagem que transmite exteriormente, o impacto ambiental que causa é muito pequeno, já que sua forma orgânica é composta por 1288 painéis fotovoltáicos de acrílico semitransparente, que produzem a energia necessária para seu funcionamento.
Mais informações e imagens a seguir.
A estrutura de 27 mil m² em forma de bolha abriga uma coleção de arte contemporânea, design, cinema, fotografias e outras formas de comunicações visual. Localizado na margem oeste do rio Mur, no centro histórico da cidade, o Museu de Arte de Graz abriu suas portas em 2003.
Construído como parte das celebrações da cidade no momento em que foi nomeada a capital européia da cultura, o edifício se converteu rapidamente em um símbolo da cidade.
Sua fachada curva é chamada de "BIX Façade" (uma combinação entre as palavras "big" - grande - e "píxel") e foi especialmente projetada pela empresa realities. esta grande tela urbana apresenta fontes luminosas controladas por computador sob sua pele.
Deste modo, a pele externa envidraçada assume um importante papel de mediadora com o exterior, além de coletar energia através das unidades fotovoltáicas integradas.
Via Ignant