"Meus interesses sempre estiveram ligados a uma arquitetura que reflete a modernidade de nossa época, frente à reformulação de referências históricas. Meu trabalho consiste naquilo que se sucede agora: nossas técnicas e materiais, o que somos capazes de fazer hoje".
Com esta frase celebramos o 68º aniversário do grande arquiteto e projetista francês Jean Nouvel. Vencedor do Prêmio Wolf em 2005 e do Pritzker em 2008, este arquiteto criou, durante sua carreira, cada um de seus projetos sem nenhuma ideia pré-concebida, o que resultou em projetos muito diferentes entre si; mas que incorporam, sempre, o interessante jogo de luzes e sombras em seu interior, e se relacionam harmoniosamente com seu entorno.
Mais informações a seguir.
No ano de 1976, Nouvel fundou o Arquitetos Franceses Maio 76, um movimento progressista que lutava por uma participação ativa dos arquitetos nas esferas da política pública e gestão do patrimônio. No ano seguinte fundou o Sindicato da Arquitetura.
É autor do Instituto do Mundo Árabe, da Fundação Cartier, da Torre Agbar, da ampliação do Centro de Arte Rainha Sofia, do projeto para o novo Louvre em Abu Dhabi, da Ópera de Lyon, do Serpentine Gallery Pavillion, da estação Midi, e do projeto Les Bains Des Docks. Também é autor de diversos projetos de mobiliários, como a Coleção de móveis Vienna e a Coleção MIA.
A seguir, outros projetos de Nouvel publicados no ArchDaily Brasil.