As luminárias são um dos resultados da pesquisa realizada pelo projeto Estepa, composto por Guillermo Cameron Mac Lean e William Clark, em colaboração com a Fundação Margarita Barrientos. O projeto é um empreendimento de fins sociais e ambientais para ampliar as oportunidades de desenvolvimento social dos setores mais desfavorecidos, através da formação e do trabalho.
Especificamente, a intenção é trabalhar usando as ferramentas necessárias para transformar a matéria-prima de descarte em produtos de design para posterior comercialização, envolvendo todas as áreas e etapas da cadeia produtiva, desde a coleta até a distribuição, incluindo a concepção e produção.
A nível ambiental, o projeto tem como principal interesse gerar um impacto positivo, enfatizando tanto a reutilização de materiais descartados (resíduos) quanto os processos de produção e a qualidade dos resultados, com foco na resistência e durabilidade do produtos. Além disso, propomos que todas as campanhas do projeto e seus produtos sejam orientadas a conscientizar e sensibilizar nessa direção.
Para as luminárias, decidiu-se começar trabalhado com papelão ondulado, pois é um material fácil de obter, com alta resistência estrutural e que não exige maquinário de grande porte ou que gere riscos de acidentes durante a capacitação.
A nível funcional e estético, o processo de design esteve focado em modelar o papelão segundo requisitos formais, tentando obter luminosidade homogênea e que o resultado do produto finalizado não entregue o material usado rapidamente.
O resultado foi uma linha de luminárias de superfície lisa, contínua e homogênea com a tira de papelão ondulado perpendicular ao centro da esfera, ponto a partir do qual a luz é emitida e motivo da uniformidade da mesma. A luz desenha sua trama nas paredes fornecendo calor aos espaços.