Bohlin Cywinski Jackson, o escritório responsável pela icônica loja da Apple da 5ª Avenida (Nova Iorque), volta a trabalhar em parceria com a marca no projeto de sua mais nova loja em Palo Alto, Califórnia.
Embora a nova loja mantenha a fachada frontal envidraçada típica da Apple, ela - que será o protótipo das lojas inauguradas ano que vem em Portland (Oregon) e Aix-en-Provence (França) - tem um desenho mais leve, com uma cobertura "flutuante", e apresenta uma parede de pedra que oculta parte da loja.
A inauguração da loja procura aumentar as vendas dos produtos e vem de encontro com a divulgação de dois novos modelos do iphone
Mais sobre o projeto da nova loja da Apple a seguir...
A loja da Apple já é área comercial mais rentável dos EUA, faturando cerca de U$ 49 mil por m², todavia, a companhia tem buscado uma nova estratégia para ampliar sua rede de lojas.
Em consonância, a nova loja irá expor os produtos da Apple, mantendo-os visíveis ao público, e deixará oculto o programa mais técnico do estabelecimento. Segundo o colunista da Forbes, Gary Allen:
"Os 635 m² da loja são divididos em dois espaços: a metade frontal mostra todos os produtos da Apple em 12 mesas de madeira, visíveis através das grandes janelas de 6 metros de altura em três lados. Corredores em direção à parede de pedra posterior levam à outra metade da loja, sob a claraboia curva. Uma longa bancada central permite acesso em 360º para os visitantes, e prateleiras recobrem três paredes. Há também mesas e balcões para utilizar os produtos, além de duas mesas para crianças. Depósitos, escritórios e área de manutenção permanecem ocultos em um terço da área do edifício. Uma cobertura de aço inoxidável se projeta para fora da loja, proporcionando proteção solar e dando uma aparência delicada à estrutura."
Mais informações: Forbes e Wall St Cheat Sheet