Em uma colaboração entre o paisagista japonês Eiki Danzuka e o artista holandês Theo Jansen - sob a direção de Earthscape - foi realizada a "Exposição Theo Jansen", uma instalação que captura o entorno natural de Oita e a paisagem holandesa, e atrai os visitantes a experienciar um espaço emocionante. Strandbeesten (animais de praia) são enormes estruturas montadas a partir de materiais cotidianos, como tubos plásticos. Suas patas se movem pela força do vento, permitindo-os caminhar.
Mais informações e imagens a seguir.
Estas formas de vida são uma atração misteriosa, e continuam a ser trabalhadas por Jansen. Os animais de praia atravessaram oceanos para chegar às florestas de Oita.
A exposição se estrutura em três áreas: mar, vida e floresta, permitindo que o visitante experimente inteiramente a evolução dos Strandbeesten. Assim como as paisagens naturais da Holanda e de Oita estão conectadas por horizontes, também o estão todas as coisas que vivem conectadas. Para expressar estas "linhas" de conexão, colocou-se diversas informações, como palavras, fotografias e imagens entre a entrada e a saída da exposição.
Conceito da Instalação: Do Mar à Floresta
Uma parte dos animais vêm do mar à floresta. Vivem através do vento da praia e, com o passar do tempo, evoluem. A floresta e o mar se conectam como uma forma de via única. Sem aquela, este não existe. Assim como os seres humanos, que evoluíram a partir dos oceanos, os animais deixaram sua praia e começaram a evoluir para a floresta.
O mar é um lugar onde se pode sentir a praia e o vento. Trata-se de um lugar de onde os Strandbeest foram extintos durante o percurso evolutivo. Uma camada de areia branca foi colocada em parte da exposição, incluindo conchas, troncos de madeira e a flora das praias de Scheveningen.
A vida é uma área onde os visitantes aprendem sobre o processo de construção dos Strandbeest,e onde as crianças sopram vida através dos tubos de plástico.
E, finalmente, a floresta é uma área onde se pode ver o movimento dos Strandbeest. Galhos de árvores e bambu foram colocados para que ps animais comecem seu caminho em direção à floresta de Ueno.
Traçou-se, na parede, uma linha ao nível dos olhos. A linha aparece no espaço sob várias formas, às vezes como texto, às vezes como o contorno de uma paisagem, e em outros momentos como o nível da água. A linha apresenta muitos tipos de informação, incluindo informações sobre os animais, o vento, o bosque e a natureza de Oita e dos Países Baixos.