O primeiro Cinema e Arquitetura do ano, apresenta o filme brasileiro "Elevado 3.5" de Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo e João Sodré, que mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, construído na zona central de São Paulo durante a ditadura militar.
Desde o nível da rua aos pavimentos superiores, o espectador é levado por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo do viaduto, sob sua sombra ou à luz da cidade, o documentário se desenvolve através das histórias das personagens que convivem cotidianamente com esta grande estrutura de concreto.
Mais detalhes e trailer do documentário, a seguir.
FICHA TÉCNICA
Direção: Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo, João Sodré
Produção: Matias Mariani
Cinematografia: Lula Carvalho
Edição: Gustavo Ribeiro
Categoria: Documentário
País: Brasil
Ano: 2010
Duração: 60 Min.
SINOPSE
Uma diversa multidão se encontra no Minhocão, uma pista elevada de 3,5 km, localizada no centro de São Paulo e construída durante a ditadura militar brasileira.
As histórias do alfaiate, do pedreiro, do comerciante ou das filhas de imigrantes italianos entregam a memória histórica do lugar através de suas recordações. As palavras de uma cabeleireira transexual, um homem na "pós-graduação da vida" e a canção de uma pessoa solitária, inserem novamente o espectador no presente.
Às vezes tudo se cruza. Aparecem outros personagens. Pessoas que estão ali por escolha ou por casualidade, por pouco ou por muito tempo, de diferentes idades e procedências. O elevado provoca e se põe frente à vista de todos.
* Mais detalhes do documentário no seguinte link.