"Nós nos preparamos cuidadosamente e escolhemos um dia apropriado, o Ano Novo Chinês. Nesta data a segurança é menos atenta, os funcionários estão de férias e os guindastes não funcionam. Chegamos ao guindaste por volta da meia noite. [...] O resultado você pode ver em nosso vídeo."
Estas são as palavras de Vitaly Raskalov, "um explorador urbano e blogger da Ucrânia", que se arriscou em uma missão extraordinária, de causar inveja ao mais apto dublê.
Raskalov e o fotógrafo Vadim Mahora invadiram e escalaram a Shanghai Tower, projetada pela firma Gensler, que será, quando concluída, o edifício mais alto da China e o segundo mais alto do mundo, com 642 metros de altura. Embora a torre conte - quando finalizada - com os elevadores mais rápidos do mundo, a dupla teve que subir os 120 lances de escada à pé (o que levou cerca de duas horas); eles então passaram outras 18 horas dormindo e esperando o tempo melhorar. As impressionantes imagens resultantes mostram não apenas a vertiginosa altura, mas também as fantásticas vistas da vizinha Jin Mao Tower e do Shanghai World Financial Center (juntos, o trio de edifícios está redefinindo o skyline de Xangai).
Vejas as incríveis imagens a seguir.