Juntando-se à lista que conta com Herzog & de Meuron e Ai Weiwei (2012), Peter Zumthor (2011), Jean Nouvel (2010), SANAA (2009), dentre outros, o chileno Smiljan Radic será o 14° arquiteto a projetar o Serpentine Pavilion em Londres. Imagens de seu projeto mostram uma estrutura cilíndrica semi-transparente sobre pedras brutas. O pavilhão, a ser inaugurado no dia 26 de junho, permanecerá nos Kensington Gardens por quatro meses.
Embora Radic tenha construído pouco fora de seu país, sua obra recebeu atenção devido a sua versatilidade e atenção ao contexto. Julia Peyton-Jones, Diretora, e Hans Ulrich Obrist, Co-Diretor do Serpentine Gallery explicaram sua ousada escolha:
Ficamos intrigados com o trabalho de Radic desde nosso primeiro encontro com ele na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2011. Radic é um protagonista chave de uma incrível explosão arquitetônica no Chile. Embora enigmaticamente arcaico, o projeto de Radic para o Pavilhão também parece excentricamente futurista, parecendo uma cápsula espacial num terreno Neolítico. Mal podemos esperar para ver este Pavilhão instalado nos gramados da Serpentine Gallery neste verão
Sobre o projeto, Radic comenta:
“Externamente, os visitantes verão uma concha frágil apoiada sobre grandes pedras brutas. Esta concha - branca, translúcida, feita de fibra de vidro - abrigará um interior organizado em torno de um pátio vazio, onde o terreno natural aparece por baixo, passando a sensação do volume inteiro flutuar. À noite, devido a semi-transparência da concha, a luz amarelada atrairá a atenção dos passantes."
Ano passado, o projeto do arquiteto japonês Sou Fujimoto para o Serpentine Pavilion atraiu cerca de 200 mil visitantes (mais que qualquer outro pavilhão). Assim como para o projeto de Fujimoto, a AECOM assumirá os projetos de engenharia do pavilhão de Radic.
Para saber mais sobre Radic, dê uma olhada em seus projetos publicados no ArchDaily Brasil e no ArchDaily.