Hoje apresentamos o documentário Away From All Suns da diretora Isa Willinger, que conta a história de três moscovitas que lutam para proteger o patrimônio arquitetônico da cidade: estruturas utópicas construídas durante a década de 20. O quê nos diz estes edifícios? O quê perderemos quando se transformarem em vítimas da corrupção ou da especulação imobiliária? São algumas das perguntas que faz a diretora ao longo do filme.
Mais detalhes e trailer do documentário, a seguir.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Isa Willinger
Duração: 80 min.
País: Rússia, Alemanha
Gênero: Documentário
SINOPSE
Tesouros esquecidos nos espreitam nas ruas de Moscou: edifícios utópicos construídos na década de 1920, no meio do espírito do construtivismo russo. Ruínas de outro futuro, que refletem as esperanças e as aberrações da modernidade.
O filme acompanha três moscovitas que lutam pelo patrimônio da cidade. Elena, que luta para salvar seu edifício de apartamentos e uma fábrica de impressão vizinha - o único edifício construído do artista de vanguarda El Lissitzky -, Donatas, um jovem artista que se esforça para viver com seus amigos na "comuna dos artistas" e finalmente, Vsevolod, um arquiteto que quer reviver um marco arquitetônico, mas para isso deve remodelá-lo.
A cineasta trabalha com as paisagens dos manifestos escritos por Rodchenko, El Lissitzky e Vesnin, além do material de alguns antigos filmes soviéticos. Uma viajem no tempo à revolucionária década de 1920 e um retrato da sociedade russa atual.
* Mais informações no seguinte link.