Fernando Hidalgo Romero, do Terapia Urbana nos forneceu seu projeto do jardim vertical de 40 m², incluído na ampliação da Clínica Coração Sagrado USP de Sevilha, realizada pelos arquitetos do estúdio Penteado Arquitetos Este é o primeiro jardim vertical localizado em um centro hospitalar em toda a Europa e sua implementação foi concluída no início de setembro.
Mais informações e fotos abaixo.
Este jardim vertical, o primeiro de seu tipo instalado em Sevilha, tem uma área de 40 m² e um sistema de controle remoto de alta tecnologia que regula o funcionamento correto das plantas, medindo a temperatura e a umidade do ambiente e o pH da água de irrigação mediante o uso de sondas. Além disso, a irrigação funciona em um circuito fechado que otimiza o consumo de água.
O paisagismo é composto por mais de 1400 plantas selecionadas a partir de 40 espécies com especial adaptação para as condições específicas de sua localização.
Esta composição natural é inspirada por um desenho do arquiteto paisagista Burle Marx, chamada "Hanging Garden", que foi concebida para ser vista de cima, e que foi reinterpretada para atender ao sistema de jardim vertical do Terapia Urbana.
O escritório de arquitetura Peinado Arquitectos, que realizou o projeto de ampliação da clínica, pensou desde o início em instalar um elemento natural no piso térreo do edifício a fim de melhorar a paisagem visual que desfrutariam os visitantes que entrassem no edifício.
Assim, decidiu-se ocupar o muro esquerdo, que recebe todas as linhas visuais a partir do átrio, com este exuberante sistema vivo que traz um ambiente natural renovado à entrada deste novo edifício.
Localização: Sevilha, Espanha
Arquitetos Clínica USP Sagrado Corazón: Peinado Arquitectos
Propriedade: USP Sagrado Corazón
Ano: 2011 (conclusão em 31 agosto 2012)