Cada um dos vencedores deste ano do Prêmio de Design Curry Stone são exemplos incríveis do alcance poderoso, e verdadeiramente variado, do Public-Interest Design - e é por isso que nós estamos compartilhando esses curtas-metragens, realizados pela Room 5 Films, de cada um dos projetos vencedores . Do Hospital Butaro em Ruanda, projetado pelo MASS Design Group, ao projeto "Liter by Light" (que recicla garrafas plásticas para trazer uma fonte segura de luz para as favelas das Filipinas), cada um desses filmes são inspiradoras snapshots dos trabalhos e mundos de cada um destes vencedores.
Mais vídeos dos vencedores do Curry Stone Prize, após o intervalo...
Centro para a Pedagogia Urbana (The Center for Urban Pedagogy) (CUP): colabora com professores e estudantes, políticos e defensores comunitários, e artistas e designers para comunicar visualmente com os complexos processos do planejamento urbano.
Jeanne van Heeswijk é uma artista que facilita a criação de espaços públicos vivos e diversificados, geralmente a partir de terrenos abandonados. Sua prática artística socialmente engajada gera novas formas de encontro enquanto desafia convenções burocráticas e regras adquiridas.
Liter of Light, criado por Illac Diaz, converte garrafas plásticas de refrigerante em uma barata fonte de iluminação durante o dia para moradores de assentamentos informais nas Filipinas. Muitas dessas habitações não têm acesso à eletricidade, janelas ou uma adequada iluminação natural, e, normalmente, ainda mais escuras devido aos beirais da cobertura para a proteção contra a chuva e o sol forte.
Model of Architecture Serving Society —a MASS Design é um escritório de arquitetura sediado em Bosto que criou um nicho prático no projeto de instalações médicas em locais com recursos escassos, principalmente em países emergentes da crise. O MASS leva um projeto de alta qualidade e implementação aonde é preciso, e, ao mesmo tempo, traz outras esferas para o trabalho arquitetônico (sua equipe principal conta com profissionais da área médica com nenhuma experiencia em projeto).
Centro Riwaq para a Conservação Arquitetônica passou mais de duas décadas documentando a cultura e herança palestina através da recuperação e restauração do espaço construído. O RIWAQ vê a restauração arquitetônica como uma incubadora social e econômca; o projeto serve ao público, cria trabalhos e fortalece a identidade da comunidade. Riwaq tem realizado trabalhos pioneiros em uma região gravemente afetada pelo conflito, completando complicados projetos em alta escala em vista dos vários desafios sociopóliticos e de logística.
Artigo via Curry Stone Prize